Parauapebas estimula a agricultura familiar como principal fornecedora da merenda escolar

Produtores rurais de Parauapebas passarão por uma série de capacitações e orientações com o foco de fortalecer e ampliar a qualidade e quantidade da produção. O objetivo é torná-los os principais fornecedores dos itens da lista para a composição da merenda escolar do município.

Os analistas do Sebrae, Mário Pacheco e Thatiane Faro, foram recebidos na Secretaria de Produção Rural (Sempror), nesta quarta-feira, 18. O objetivo da visita foi realizar os levantamentos das estratégias que beneficiarão produtores rurais aptos à participarem da chamada pública para fornecimento de itens para a merenda escolar.

A reunião faz parte das ações iniciais da implantação do programa Cidades Empreendedoras, aderido em agosto deste ano pela Prefeitura de Parauapebas.  Atualmente, 35% do que é adquirido pela Prefeitura para o fonecimento da merenda escolar vem da agricultura familiar.

Nas escolas da rede municipal de ensino são preparadas cerca de 67 mil refeições por dia e 57 mil alunos realizam pelo menos uma refeição na escola. O secretário adjunto da Sempror, Claudenor Silva e o gestor, Elson Cardoso, participaram da reunião com os analistas do Sebrae.

“A meta para 2020 é aumentar a quantidade de itens fornecidos pelos produtores rurais para o município. Acreditamos que essa parceria fortalecerá o desenvolvimento rural e será um aliado ao homem do campo, principalmente na questão da gestão da propriedade, no controle da qualidade e capacidade empreendedora, com foco no aumento da renda do produtor rural”, destacou o secretário.