Pará vai conhecer as técnicas de Krav Maga com o uso de bastão tático

O treinamento será ministrado por Marcio Hirszberg um dos primeiros Mestres em Krav Maga do Brasil

25_mhg_pais_lula_krav-maga

No dia 21 de junho, o Pará vai promover um treinamento específico de Krav Maga – a defesa pessoal israelense – com o uso de bastão tático. Os grupos de defesa, que lutavam pela independência do estado de Israel, nos anos 40, utilizavam bastões para a sua defesa, porque na época o uso de armas de fogo era proibido pelo mandato britânico que dominava a região.

As técnicas com bastão são usadas hoje, por exemplo, em treinamentos para agentes de segurança (militares ou privados) que fazem uso não-letal de armamentos (sem disparos). As técnicas possibilitam soluções de imobilização, defesa pessoal e de terceiros, assim como contra-ataque.

O treinamento mostra que a técnica, que utiliza movimentos rápidos, simples e diretos, é eficaz para a solução de situações como ataque desarmado, bastão contra bastão, bastão contra faca e outros.

A violência é crescente em todo o país e, especificamente o Pará tem batido recordes nada animadores, como por exemplo, ao superar a média nacional (15,8%), é o oitavo do país em incidência de mortes por armas brancas (24,4%). “O combate à violência começa na atitude defensiva que as pessoas podem adquirir e o Krav Maga, quando praticado com profissionais habilitados para esse tipo de atividade, é uma ferramenta eficaz”, afirma Edson Brasil, instrutor-chefe do Krav Maga no Pará.

O evento será realizado no Centro de Treinamento de Krav Maga do Pará, à Av. Comandante Braz de Aguiar, 821-A (entre Generalíssimo e Quintino), Nazaré, às 8:30 horas, e contará com a presença de um dos três primeiros Mestres brasileiros, Marcio Hirszberg, graduado pela Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM). Fundada pelo Mestre Kobi, a entidade é a única representante oficial da modalidade no Brasil, Peru e Argentina. No Brasil, é a detentora da marca Krav Maga.

Sobre o Krav Maga – O uso de bastão é apenas uma parte das técnicas do Krav Maga, que foi desenvolvido em Israel, para permitir a qualquer pessoa exercer o direito à vida. Hoje, civis e militares adotam a modalidade no mundo inteiro por sua eficiência em combate.

Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, o Krav Maga é a única luta reconhecida como defesa pessoal e não como arte marcial. Não há competições e sim o desenvolvimento de técnicas que possibilitam ao cidadão comum poder se defender, independentemente de força física, idade ou sexo.

O treinamento de Krav Maga, orientado por profissionais qualificados, consegue, do ponto de vista técnico, transmitir aos praticantes as diversas possibilidades de defesa para cada tipo de situação de agressão. Os detalhes da técnica é que a tornam eficiente e a instrução bem executada, prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de agressão. A técnica substitui a força e a simplicidade dos movimentos facilita a execução, o que é também essencial para usar em caso real.