PA: 78 municípios do estado elevaram resultados em relação à participação no produto da arrecadação do ICMS

Dos 144 municípios paraenses, 78 elevaram os resultados em relação à participação no produto da arrecadação do Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), que deve vigorar em 2021. A informação consta em publicação no Diário Oficial do Estado, feita pelo governo local.

De acordo com o Decreto 1.097, sessenta e seis municípios apresentaram redução. Segundo o secretário de Estado da Fazenda, René Sousa Júnior, em 40 deles, a queda foi menor que 1%.

A lista de municípios que apresentaram maior salto nos índices é composta por, entre outros, Canaã dos Carajás, Vitória do Xingu, Jacareacanga, Novo Progresso, Ananindeua, Moju, Altamira, Oriximiná, Santa Izabel do Pará e Santa Maria das Barreiras.

Já entre os municípios que tiveram recuo nos índices estão Parauapebas, Belém, Marabá, Curionópolis, Paragominas, Juruti, Castanhal, Almeirim, Ulianópolis e Terra Santa.

No ano passado, o índice que mensura a riqueza gerada pela economia do estado cresceu 6,45%, na comparação com os números referentes a 2018. A economia paraense tem base produtiva, predominantemente, no extrativismo mineral e metalurgia básica, destinados ao mercado externo e à geração de energia.