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Obra da Nova Doca chega à ultima quadra com mudança no trânsito nesta quarta-feira, 18

Um dos serviços essenciais na preparação de Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada na capital, em novembro de 2025, a obra da Nova Doca alcançará a última quadra da Avenida Visconde de Souza Franco nesta quarta-feira, 18. A partir das 8h, o trecho entre as ruas Tiradentes e Boaventura da Silva começará a receber a interdição nas duas faixas que ficam próximas ao canal, com as duas outras faixas liberadas para o fluxo de trânsito.

“Nós fizemos um planejamento de realizar a obra a partir de módulos e estamos alcançando o último deles. Tivemos esse cuidado para não afetar a mobilidade, o trânsito de maneira desnecessária. No andamento dos serviços, o primeiro módulo está em fase de acabamento. Em outros trechos, já implantamos a fundação, estaqueamento, a estrutura levantada e as passarelas que vão para dentro do canal. Isso só acontece graças ao cronograma da obra da Nova Doca, que está em dia, inclusive com avanços além do previsto”, ressalta o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

A obra da Nova Doca contará com arborização por meio do plantio de árvores ao longo de todo o parque linear, o que, além de essencial em um espaço público, é importante para proporcionar um maior conforto térmico e sombreamento dos frequentadores do espaço. Dentro do avanço dos trabalhos, o local já começou a receber o transplante de árvores da Nova Rua da Marinha e da macrodrenagem que está sendo realizada no Canal União.

“Iniciamos a execução dos transplantes das árvores, onde algumas delas passaram e outras estão em um período de adaptação no viveiro. Essa parte do verde com o jardinamento, com a arborização, vai evoluir bastante até a COP 30, o que deixará a Nova Doca representativa, mostrando o interesse do Governo do Estado em dar mais qualidade de vida para a população”, completou Ruy Cabral.

Legado da COP 30 – Com 45% de serviços executados, a obra da Nova Doca vai chegar aos oito módulos ao longo da Visconde de Souza Franco. O planejamento atual inclui os serviços de fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal. A interdição dos trechos com tapumes é necessária para que as máquinas tenham operacionalidade, garantindo a segurança dos trabalhadores, assim como de pedestres, ciclistas e motoristas.

O projeto da construção do parque linear envolve 1,2 quilômetros de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle de água de maré, a fim de evitar inundações.

Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outro sistema de drenagem profunda e superficial de chuva, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.

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