Um dos serviços essenciais na preparação de Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada na capital, em novembro de 2025, a obra da Nova Doca alcançará a última quadra da Avenida Visconde de Souza Franco nesta quarta-feira, 18. A partir das 8h, o trecho entre as ruas Tiradentes e Boaventura da Silva começará a receber a interdição nas duas faixas que ficam próximas ao canal, com as duas outras faixas liberadas para o fluxo de trânsito.
“Nós fizemos um planejamento de realizar a obra a partir de módulos e estamos alcançando o último deles. Tivemos esse cuidado para não afetar a mobilidade, o trânsito de maneira desnecessária. No andamento dos serviços, o primeiro módulo está em fase de acabamento. Em outros trechos, já implantamos a fundação, estaqueamento, a estrutura levantada e as passarelas que vão para dentro do canal. Isso só acontece graças ao cronograma da obra da Nova Doca, que está em dia, inclusive com avanços além do previsto”, ressalta o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
A obra da Nova Doca contará com arborização por meio do plantio de árvores ao longo de todo o parque linear, o que, além de essencial em um espaço público, é importante para proporcionar um maior conforto térmico e sombreamento dos frequentadores do espaço. Dentro do avanço dos trabalhos, o local já começou a receber o transplante de árvores da Nova Rua da Marinha e da macrodrenagem que está sendo realizada no Canal União.
“Iniciamos a execução dos transplantes das árvores, onde algumas delas passaram e outras estão em um período de adaptação no viveiro. Essa parte do verde com o jardinamento, com a arborização, vai evoluir bastante até a COP 30, o que deixará a Nova Doca representativa, mostrando o interesse do Governo do Estado em dar mais qualidade de vida para a população”, completou Ruy Cabral.
Legado da COP 30 – Com 45% de serviços executados, a obra da Nova Doca vai chegar aos oito módulos ao longo da Visconde de Souza Franco. O planejamento atual inclui os serviços de fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal. A interdição dos trechos com tapumes é necessária para que as máquinas tenham operacionalidade, garantindo a segurança dos trabalhadores, assim como de pedestres, ciclistas e motoristas.
O projeto da construção do parque linear envolve 1,2 quilômetros de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle de água de maré, a fim de evitar inundações.
Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outro sistema de drenagem profunda e superficial de chuva, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.