O queijo é vegetariano? O que saber e 5 que são

Para algumas pessoas, o fator decisivo entre se tornar vegano ou se tornar vegetariano é a resposta para a seguinte pergunta: Mas você poderia desistir de queijo ?!

O queijo e outras formas de laticínios costumam ser incluídos nas dietas vegetarianas porque são produzidos por animais – eles não são os próprios animais. Sem mencionar, o queijo é delicioso, fornece uma quantidade decente de cálcio, proteína e gordura (não é uma coisa ruim, especialmente se você estiver experimentando uma dieta ceto-vegetariana).

Mas enquanto alguns queijos podem ser absolutamente vegetarianos, muitos deles tecnicamente não são. Tudo se resume a conter ou não uma enzima furtiva de origem animal, chamada coalho, que é tradicionalmente usada para coagular e solidificar muitos tipos de queijo.

A boa notícia: não é difícil colocar o queijo vegetariano nas mãos, se você souber o que procurar. Aqui está tudo o que você precisa saber.

Por que o queijo não seria vegetariano?
Simplificando: qualquer queijo que contenha “coalho” ou “enzimas animais” para ajudar na coagulação – também conhecido como separar o leite em coalhada sólida – não é vegetariano.

“O coalho é uma enzima que provém do estômago de animais ruminantes como vacas e cabras”, diz Abby Cannon, R.D., que pessoalmente segue uma dieta baseada em vegetais. “Como é obtido após o abate do animal, não é considerado vegetariano. O leite ou queijos feitos sem coalho são considerados vegetarianos porque podem ser produzidos sem causar danos ao animal”.

Os queijos que contêm coalho animal quase sempre dizem um dos seguintes itens da lista: “coalho”, “enzimas animais” ou simplesmente “enzimas”.

Como você pode saber se um queijo é vegetariano?
A maioria dos queijos duros, incluindo parmesão, cheddar, manchego, pecorino romano e suíço, é tradicionalmente feita com coalho, enquanto alguns queijos macios não são (role para baixo por cinco que você pode tentar). Mas, cada vez mais, você pode encontrar todos os tipos de queijos feitos com enzimas não derivadas de animais.

Coalho vegetariano existe.
Muitas grandes marcas estão começando a usar substitutos de coalho não animal devido ao aumento da demanda. Se uma marca faz isso, ela é normalmente claramente listada na lista de ingredientes como: “enzimas vegetarianas”, “coalho vegetal”, “enzimas microbianas” ou “enzimas não animais”. Não vê lá? Verifique na página de perguntas frequentes da empresa.

“Hoje em dia, é muito fácil encontrar queijo vegetariano”, diz Frances Largeman-Roth, R.D., autora de Eating in Color. “O coalho derivado de plantas ou vegetais pode ser produzido a partir de alcachofras, urtigas, cardo ou outras plantas. A enzima derivada de plantas funciona de maneira semelhante ao coalho derivado de animais, mas os resultados nem sempre são consistentes. também coelhos microbianos, que são vegetarianos “.

Às vezes, o coalho vegetal ou vegetal é obtido por imersão das plantas acima para extrair uma enzima que funciona de maneira semelhante ao coalho animal, enquanto o coalho microbiano é extraído de certos moldes semelhantes a coelhos em laboratório.

Marcas que oferecem queijo vegetariano e sem coalho.
Muitas marcas têm pelo menos algumas opções de queijo vegetariano. Aqui estão alguns a considerar:

Organic Valley
Applegate
Horizonte
Amy
Rindo vaca
365 Whole Foods
Trader Joe’s
Cabot
Tillamook
Cypress Grove
BelGioioso
Nancy
Dica profissional: Um queijo que pode ser um pouco mais difícil de encontrar em uma opção vegetariana: parmesão. A legislação da União Européia afirma que, para ser chamado de Parmigiano-Reggiano, o queijo deve conter coalho de bezerro. Mas os produtos simplesmente rotulados de parmesão podem ser feitos com coalho vegetariano – BelGioioso faz um parmesão vegetariano.

E quando você come fora?
Quer saber o que você deve fazer quando come fora? Geralmente, é bastante simples: “A menos que um restaurante dedique um tempo para especificar que um queijo foi feito com coalho de legumes, você deve assumir que ele foi feito com coalho de origem animal”, diz Largeman-Roth.

Ou, outra tática: opte por um queijo que não é tradicionalmente feito com coalho de qualquer maneira. Veja a próxima seção para algumas escolhas saborosas!

Quais queijos são geralmente vegetarianos?
Embora você ainda deva considerar a lista de ingredientes segura, alguns tipos de queijo geralmente são uma aposta segura devido à forma como são feitos. “Queijos macios que não requerem coagulação não usam coalho”, explica Largeman-Roth.

Em vez de coalho, os queijos a seguir são tipicamente feitos adicionando algum tipo de ácido (vinagre, suco de limão ou ácido lático produzido bactericamente) ao leite, o que ajuda a formar coalhada solta que pode permanecer como coalhada ou formar um queijo macio.

Mussarela fresca
Você não precisa dizer não à noite da pizza, desde que sua torta seja feita com mozzarone fresco. Esse queijo não é apenas quase sempre vegetariano, mas tem o bônus adicional de embalar 15% da dose diária recomendada (RDA) de cálcio em uma porção de 1 onça.

Queijo tipo cottage
O queijo cottage é um queijo fresco que consiste em coalhada solta. É também uma potência de proteínas: “O queijo cottage é uma fonte fantástica de proteína com até 15 g de proteína por meia xícara”, diz Largeman-Roth. “E várias marcas contêm cepas probióticas ativas vivas”. (Procure por “queijo cottage cultivado” se probióticos forem sua meta.)

Creme de queijo
Um favorito da multidão de ceto, o cream cheese é uma aposta segura para os vegetarianos. E embora não seja o queijo mais denso em nutrientes do planeta, você pode encontrar opções de queijo cremoso com culturas vivas e ativas. Experimente o probiótico cream cheese de Nancy.

Ricota
Além de ser decadentemente cremosa, a ricota tem alguns benefícios surpreendentes para a saúde. Por um lado, é bastante rico em proteína de soro de leite – uma das formas de proteína mais facilmente absorvidas e utilizadas, que demonstrou auxiliar no crescimento e força muscular. Ele também contém cerca de 25% da RDA do cálcio em uma porção de 1 onça.

Paneer
Paneer é um queijo indiano macio tradicional, feito com leite, um pouco de suco de limão ou vinagre e sal. Tem um sabor suave e cremoso que combina bem com sabores picantes. E, embora não esteja amplamente disponível em supermercados nos EUA, é realmente fácil fazê-lo.

Conclusão.
Embora possa parecer um choque inicial que nem todos os queijos sejam vegetarianos, tenha certeza, você ainda tem muitas opções – pode ser necessário apenas pesquisar um pouco as etiquetas. Mas lembre-se: ser vegetariano não significa necessariamente que o queijo é sempre a melhor opção. “Como com todos os alimentos, queremos obter a mais alta qualidade possível de fazendas envolvidas em práticas sustentáveis e de agricultura orgânica”, diz Cannon.