A empresa Xingu Fruit, localizada em Castanhal, município da Região Metropolitana de Belém, é uma das principais responsáveis por essa conquista. A Xingu Fruit compra açaí de cooperativas e associações ribeirinhas, transforma o fruto em produtos e comercializa no Brasil e em outros países. A primeira exportação, para os Estados Unidos, ocorreu ainda no primeiro ano de funcionamento da empresa. Hoje, a marca está presente em quase todos os estados brasileiros e exporta diversos produtos para 16 países, incluindo Austrália, França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Equador, Chile e os Emirados Árabes Unidos.
Na COP 28, o empresário brasileiro Márcio Saboya, fundador da The Açaí Spot, está com um ponto de vendas em um dos espaços mais movimentados da Expo City Dubai. Ele é um dos responsáveis pelo açaí da Xingu Fruit chegar ao consumidor dos Emirados Árabes.
Márcio Saboya é um visionário que está trazendo o açaí do Pará para o mundo, garantindo empregos no estado e provando que é possível fazer bioeconomia com produtos da Amazônia. A Xingu Fruit é licenciada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e conta com incentivos fiscais concedidos pela gestão estadual, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
O açaí não é apenas o principal cartão de visitas da sociobiodiversidade da Amazônia. É parte indissociável da formação socioeconômica e cultural do Pará. É fonte vital de subsistência alimentar e econômica das comunidades da floresta, e está presente em todas as feiras de cidades ribeirinhas da Amazônia.
A quantidade de açaí exportada para os Emirados Árabes Unidos saiu de 19 toneladas, em 2020, para cerca de 100 toneladas em 2022, e em 2023 já atingiu 200 toneladas. O produto, que sai em navios do Brasil, chega ao continente asiático pronto para consumo. A Xingu exporta seus produtos da linha açaí com guaraná orgânico.
O sucesso na exportação de açaí para a Ásia ressalta a qualidade do produto brasileiro e a crescente demanda global por superalimentos. Nada disso fará sentido se não houver compromisso socioambiental. Desenvolvimento local com impacto neutro no clima é o segredo guardado a sete chaves do desenvolvimento sustentável.
A história do açaí do Pará conquistando o mercado árabe é um exemplo de como é possível aliar desenvolvimento econômico, sustentabilidade e valorização da cultura local. É uma história de sucesso que merece ser contada e compartilhada.
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