Novo sistema oferece água de qualidade para mais de 14 mil moradores de Afuá

Água limpa e de qualidade nas torneiras de mais de 14 mil moradores de Afuá, no Arquipélago do Marajó, já faz parte do cotidiano dos moradores, com o novo sistema de abastecimento construído pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A obra, uma antiga demanda da população, foi entregue nesta quarta-feira (22) pelo governador Helder Barbalho. O novo sistema, que ultrapassa R$ 5 milhões em investimentos, é operacionalizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).Mais de R$ 5 milhões em investimentos garantiram a conclusão da obra, prioritária para a populaçãoFoto: David Alves / Ag.Pará

“Hoje, estamos entregando um importante investimento para trazer água à população de Afuá, nossa Veneza do Marajó. Com esse investimento de mais de 5 milhões de reais, estamos garantindo que toda a região central do município esteja com abastecimento de água, além de garantir a oferta através da captação de água para o bairro do Capim Marinho. Assim, estamos avançando na expansão, para que nós possamos universalizar o acesso à água no município”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

Maicon dos Santos, vendedor de açaí: agradecimentoFoto: David Alves / Ag.ParáA obra do sistema de abastecimento foi iniciada em 2008, mas após várias paralisações acabou sendo abandonada. De acordo com o titular da Sedop, Ruy Cabral, o abastecimento de água para a população é prioridade para o Estado, que conseguiu fazer as adequações necessárias e concluir a construção. “São mais de 10 anos nessa luta. Nesta gestão, o governador Helder determinou que a obra fosse concluída. Todo o conjunto vai atender cerca de 14.500 pessoas”, informou Ruy Cabral.

O novo sistema capta água direto do rio em frente à cidade de Afuá. Após ser devidamente tratada e ficar própria para consumo humano, o líquido é fornecido aos moradores.

Foto: David Alves / Ag.ParáAlexandre Ryan Almeida agora tem água em toda a sua residênciaÁgua de qualidade – Na casa de Alexandre Ryan Almeida, a água chega com pressão até no segundo andar, o que a família aguardava nos últimos anos. “A obra passou um bom tempo para ser construída, e agora foi entregue. É uma sensação muito boa, porque nós precisamos de água de qualidade. Saber que ela vem com mais qualidade é show”, disse o comerciante.

A entrada em operação do sistema atende a várias demandas dos moradores da cidade, que se destaca na produção e comércio de açaí. Na venda mantida por Maicon dos Santos, a água é usada na limpeza do espaço, no processo de branqueamento e para bater o fruto. “Nós vendemos em média 50 litros de açaí. Eu acho essa entrega muito importante para nós. Nós já tivemos falta de água antes, e agora agradecemos ao governador”, destacou o vendedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui