Nove mil alunos debatem saúde pública na região de Belo Monte

dia_do_medico2-1024x680

Mais de 9 mil alunos participaram de 163 palestras sobre saúde pública nos cinco municípios da área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Promovida pela Norte Energia, responsável pelo empreendimento, a ação orienta e informa a população sobre prevenção de doenças, como a dengue, chikungunya e malária, e estimula o debate e a troca de informações sobre o tema.

A mais recente palestra ocorreu na Escola Nossa Senhora das Graças, em Vitória do Xingu, no dia 12 de junho. Os participantes conversaram acerca de “Higiene Pessoal e Prevenção de Doenças” com as enfermeiras Maria da Conceição Araújo, da Secretaria Municipal de Saúde, e Helayne Paiva, da Norte Energia. “É importante alertar a população. As crianças aprendem e podem ajudar suas famílias”, explicou Helayne. Any Rouse Viterbino, professora na escola, espera que elas levem as informações para suas vidas cotidianas, o que faria a diferença, na sua opinião.

Em maio e junho deste ano, foram promovidas nove palestras de saúde em estabelecimentos de ensino da rede pública de Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Anapu e Senador José Porfírio. As palestras estão previstas no Projeto Básico Ambiental de Belo Monte, na parte do Plano de Saúde Pública para região do Xingu, no Programa de Vigilância Epidemiológica e Prevenção de Controle de Doenças. O calendário de conferências iniciou em 2012 e continuará no próximo semestre em novas escolas.