Nesta segunda-feira (15), o ministro Alexandre Silveira anunciou a formação de um grupo de trabalho (GT) dedicado a monitorar os preços do petróleo, especialmente diante do cenário de conflito no Oriente Médio. A portaria que oficializa a criação do GT será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU). O grupo será composto por especialistas do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), além de representantes do setor privado que serão convidados a participar.
O ministro enfatizou a importância de acompanhar de perto os valores da commodity, pois o preço do petróleo tem um impacto direto nos custos dos combustíveis, na atividade industrial e nos índices de inflação em escala global. “Estamos atentos a essa questão e, por isso, decidi criar um grupo de trabalho para monitorar de perto as flutuações nos preços do petróleo Brent. Isso nos permitirá estar preparados para agir, utilizando os mecanismos já disponíveis, sempre respeitando a governança das empresas que operam no Brasil”, destacou Alexandre Silveira.
O GT será responsável por elaborar relatórios diários sobre os preços do petróleo, tanto em dólares (a moeda em que o produto é negociado) quanto em reais. Essa medida visa fornecer uma análise específica da situação brasileira, que é impactada tanto pela variação no preço do barril quanto pela oscilação do dólar.
Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…
No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…
A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
This website uses cookies.