O Ministério da Saúde concluiu mais uma semana da Caravana da Saúde, que percorreu 27 municípios em 16 estados para reforçar as ações de controle da dengue. A iniciativa é conduzida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para Dengue e Outras Arboviroses (COE Dengue)e tem como objetivo aprimorar a vigilância epidemiológica, otimizar a assistência à população e reorganizar os serviços de saúde.
Entre os municípios visitados estão Bagé (RS), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Campinas (SP), Cruzeiro do Sul (AC), Feijó (AC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Joinville (SC), Macapá (AP), Manaus (AM), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP), Tarauacá (AC), Vitória (ES), Bonsucesso (RJ), Cuiabá (MT), Recife (PE), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS).
A caravana faz parte do esforço contínuo do governo para prevenir e controlar a dengue e outras arboviroses , especialmente no período sazonal, quando os casos aumentam significativamente. Em janeiro, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a instalação do COE para monitorar a situação epidemiológica do país e lançou um novo Plano de Contingência Nacional , com medidas estratégicas para ampliar a rede assistencial e conter o avanço das arboviroses.
Além do suporte técnico às secretarias estaduais e municipais de saúde, a iniciativa reforça campanhas educativas e de mobilização social. Entre elas, a campanha nacional de controle da dengue , Zika e chikungunya , com o slogan “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”, que incentiva a população a dedicar 10 minutos por semana à eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti .
Para fortalecer as ações de controle das arboviroses em todo o país, o Ministério da Saúde destinou R$ 1,5 bilhão no ciclo 2024/2025.
O Plano de Ação para Redução da Dengue e Outras Arboviroses 2024/2025 incorpora novas tecnologias para o controle do vetor, incluindo:
O Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika estabelece diretrizes para prevenção, controle e assistência em saúde durante surtos e epidemias. O documento reforça a necessidade de uma resposta coordenada entre os governos federal, estaduais e municipais, além da participação ativa da população no controle da proliferação do mosquito.
Com essas estratégias, o Ministério da Saúde busca reduzir os impactos da dengue e garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.
Se você já passou por aquele momento embaraçoso em que seu estômago começa a fazer…
O arroz carreteiro é um prato tradicional da culinária brasileira, originado dos tropeiros e carreteiros…
Coletivos indígenas e marajoaras, estilistas locais, novos criativos, além de estudantes de Moda e de…
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A Presidente da COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PARAGOMINAS, COOPERURAIM, inscrita sob…
O cheesecake é uma sobremesa clássica, conhecida por sua cremosidade e sabor irresistível. Ele pode…
O déjà vu é uma experiência intrigante e comum: de repente, você sente que já…
This website uses cookies.