Mais de 40 mil moradores de Marituba serão beneficiados com novo sistema de abastecimento de água

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), entregou hoje (24), a ampliação do sistema de abastecimento de água Beija-Flor, em Marituba. O governador Helder Barbalho acionou o botão que dá início a operação do sistema que garantirá abastecimento de qualidade e beneficiará mais de 40 mil moradores do município.

A comerciante Patrícia Cruz, que mora há mais de 16 anos no bairro, acompanhou de perto a obra. “Em 2018, essa obra não andou nada. Olhava daqui do outro lado da rua e não via o trabalho andar. De 2019 pra cá que comecei a ver os funcionários e a obra progredir. Espero que melhore, porque o nosso abastecimento era precário, nem filtrada a água era. Agora, já vi por aqui que tem equipamento e espero que a gente receba água de qualidade”, disse a moradora.

O investimento foi de R$ 19,6 milhões e obra vai atender mais de 40 mil moradores de MaritubaFoto: Marco Santos / Ag.Para

O investimento foi de R$ 19,6 milhões e inclui a perfuração de dois poços de 270 metros de profundidade, revitalização de um poço existente com troca equipamentos, implantação de Estação de Tratamento de Água com quatro filtros e um aerador, reservatório com capacidade de 1.500 metros cúbicos, casa de bombas com três elevatórias, reservatório elevado com 500 metros cúbicos de capacidade, instalação de 24 quilômetros de redes de distribuição de água, execução de 1.975 ligações domiciliares com higrômetros, implantação de macromedição, sistemas de automação e elétrico.

“Entregamos a ampliação e reestruturação do Bolonha, que é a principal área de captação de água do Pará, agora estamos aqui em Marituba entregando essa importante conquista e estaremos ainda esta semana entregando também obras nos distritos de Outeiro e Icoaraci” – Helder Barbalho, governador do Pará.

De acordo com o presidente da Cosanpa, José Antoni de Angelis, a determinação do governador foi reestruturar a Companhia e retomar investimentos aprovados que estavam parados. “Nós ainda temos muitos problemas, estamos fazendo por partes, estamos resolvendo. Eu acredito que ao longo dos próximos anos vamos deixar a Companhia como a população merece. 25 anos de descaso, de abandono, não se resolvem em um ano, mas estamos trabalhando ao máximo. Em um ano, já entregamos seis poços, duas grandes obras. Eu sei que ainda é pouco, ainda estamos abaixo do que a população merece, mas vamos chegar lá”, garantiu.

Novo sistema de abastecimento de água foi entregue na manhã desta terça-feira (24)Foto: Marco Santos / Ag.Para

O projeto é de 2017 e chegou a ficar com as obras paradas, sendo retomadas em 2019. Antes da obra, a área era abastecida por um poço em situação precária. O prefeito do município, Mário Filho, participou da inauguração e agradeceu o empenho. “Nós só podemos agradecer o esforço do governador do Estado, que mesmo em um momento difícil, toma uma iniciativa de entregar esse sistema de água que é fundamental, inclusive para combater o coronavírus. Então, nós queremos agradecer pelo empenho do governo nessa parceria junto com nosso município”, disse.

Helder Barbalho destacou os investimentos que estão sendo garantidos para obras de saneamento integrado no ParáFoto: Marco Santos / Ag.Para

“Nós continuaremos trabalhando, tem muita coisa a ser feita. A Cosanpa sofre muito tempo sem investimento. Nós estamos aqui para resolver os problemas, para desatar os nós e garantir com que a Cosanpa esteja à altura da expectativa dos usuários, investindo na Companhia, investindo em ampliação, em melhoramento dos sistemas, na ampliação da rede, dialogando com os municípios para que também hajam investimentos de toda ordem em ações de saneamento integrado no nosso estado”, reforçou o governador Helder Barbalho.