A Wikipedia é um dos sites mundialmente famoso, e um dos 10 sites mais acessados na internet (com 500 milhões de pessoas por mês). A enciclopédia online está no ar desde 2001, tornando-se uma das maiores ferramentas para estudo e pesquisas. A plataforma, livre e colaborativa, disponível em diversas línguas, funciona com a ajuda dos usuários, que, uma vez cadastrado, podem criar um artigo e atualizar informações sobre qualquer assunto. Mas um editor sempre irá examinar o conteúdo antes dele ir ao ar.

Selecionamos dicas e curiosidades inusitadas sobre o projeto. Confira:

Pilares da Wikipedia

Antes de começar a editar ou iniciar um artigo novo, o usuário precisa conhecer os “Cinco Pilares da Wikipedia. Os tópicos são:

  • A Wikipedia é uma enciclopédia;
  • A Wikipedia é escrita de um ponto de vista neutro;
  • O conteúdo livre da Wikipedia pode ser usado, editado e distrubuído por todos;
  • Os editores devem tratar uns aos outros com respeito e civilidade;
  • A Wikipedia não possui regras firmes.

Para saber mais, clique neste link.

Wikiquette

A fim de promover uma boa relação entre os colaboradores e leitores, além dos cinco pilares, a enciclopédia online criou as suas “regras de etiqueta” e as batizou de Wikiquette. Se o usuário não segue estes padrões, corre o risco de ser banido. Para a Wikipedia, as regras são necessárias porque se houver um ambiente de trabalho hostil, novas pessoas podem deixar de querer colaborar.

O software Wiki

A Wikipedia possui um programa de código aberto (MediaWiki) com diversos recursos, que permite qualquer pessoa tenha a sua “própria Wikipedia”. Você pode baixar e começar a criar a sua Wiki clicando aqui.

Os artigos em áudio

A Spoken Wikipedia é o local onde o usuário poderá subir os seus artigos no site em formato de áudio. Em casos de textos grandes, o recomendado é que o colaborador dite tudo de uma vez só, sem intervalos.

Contra o vandalismo

Por ser um ambiente livre e colaborativo, é normal que apareçam alguns vândalos da internet agindo na Wikipedia. A quantidade de vandalismos é alta e acontece todos os dias, para combatê-lo, o site possui um “exército” de voluntários, a “Unidade contra o vandalismo”, que ajuda corrigindo estes problemas.

Lista de boatos (hoaxes)

Um hoax é uma notícia falsa/boato que circula pela internet seja através de portais, redes sociais, e-mails ou a Wikipedia. Por ser um acontecimento bastante comum, foi feita uma compilação de alguns hoaxes. Na lista estão assassinatos nunca cometidos, armas fictícias e, até mesmo, uma organização de trombonistas nazistas. Veja a lista.

Recursos especiais

O site possui alguns recursos especiais: transformar um artigo online em PDF, este pode ser um dos recursos mais úteis do site. Póis, além de converter as páginas em arquivos PDF, ODF ou ePub para serem salvas no computador, existe a possibilidade do usuário mandar imprimir em forma de livro; Voz das celebridades, basicamente serve para que o usuário descubra como é a voz das celebridades ouvindo um aúdio em suas respectivas páginas.

Jogos online

Que tal mudar um pouco o motivo pelo qual você acessa a Wikipedia? Desde 2012 é possível se divertir com alguns joguinhos cujo tema é baseado no conteúdo do site. Basta acessar a página WikiGame a partir do navegador, e começar a se divertir.

Nas proximidades

O Recurso “Nearby“, que só funciona em laptops e dispositivos mobile, tem a função de sugerir artigos de lugares para visitar de acordo com a sua localização atual.

Imagens de domínio público

Os usuários que procuram por imagens de domínio público estão no local certo ao acessar, a Wikipedia oferece uma lista enorme de opções. Veja-as aqui.

Wiki MindMap

Às vezes o usuário precisa fazer uma busca sobre um determinado assunto, mas nem sempre a palavra-chave genérica irá fazê-lo encontrar o que procura. Por isso o Wiki MindMap foi criado. Escolhendo o idioma e o tema da sua busca, um mapa vai aparecer com diversas outras palavras-chaves relacionadas. Você pode experimentar este recurso aqui.

Wikipedia Offline

A Wikipedia pode ser usada sem uso da internet. Para isso, basta baixar as suas Wikis no seu computador. Os downloads de cada inscrito são limitados a 2 endereços de IP. Saiba mais aqui.

A enciclopedia dos especialistas

Wikipedia veio um projeto anterior, chamado Nupedia. Esta pretendia ser uma enciclopédia gratuita na internet cujo conteúdo seria feito colaborativamente, mas com uma grande diferença: os artigos seriam escritos apenas por especialistas de cada área.

O problema dessa abordagem é que o processo de criação do material e de revisão por meio de um grupo de especialistas se mostrou lento demais e impraticável a longo prazo.

Cobertura de temas não uniforme

Pode parecer que, em meio a 40 milhões de artigos em mais de 290 línguas diferentes, não há assunto que a Wikipedia não aborde. Entretanto, uma análise realizada pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massaschusetts) mostra outra realidade: a Wikipedia tem conteúdo extensivo sobre Pokémon, mas pouca informação sobre escritoras ou localidades no continente africano. Esse tipo de distorção é devido à concentração de editores que moram nos países do hemisfério norte.

Wiki é uma palavra havaiana

“Wiki” é uma palavra havaiana que significa “rápido” e “pédia” vem de “enciclopédia”. Ou seja, a “enciclopédia rápida”. Entretanto, o conceito de edição colaborativa e livre por uma comunidade deu outro sentido ao termo que, na internet, passou a significar “criado e editado por usuários”. Hoje existem wikis que usam o modelo da Wikipedia em assuntos bem específicos, como filmes, jogos, séries e livros.

Estatísticas

O ritmo de edições e criação de conteúdo na Wikipedia impressiona. Os dados oficiais apontam para uma média de 1 milhão de edições por dia e três milhões de novas páginas criadas em apenas um mês (março de 2018). No total, a Wikipedia já soma um volume de dados na casa dos 36 GB — algo que pode parecer pouco num mundo de discos de armazenamento como o SSD de 1 TB —, mas vale ressaltar que a maior parte desse volume de dados é apenas texto.

Ao longo de 2017, a Wikipedia foi visualizada quatro bilhões de vezes pelos brasileiros e todo o volume de dados da versão brasileira da enciclopédia equivale a 68 megabytes. Vale lembrar que esses números englobam todos os serviços da Wikipedia, como o Wikiquote, Wikicionário, Wikinotícias e etc.

Uma enciclopédia confiável

É comum ouvir que você não deve confiar na Wikipedia e que há muitas informações incorretas nesta enciclopédia. Entretanto, um estudo em 2005 da revista Nature mostra que os artigos científicos da Wikipedia são, em geral, tão confiáveis e corretos quanto os presentes na tradicional Enciclopedia Britânica. Outro estudo em 2016, mostra que as informações disponíveis sobre medicamentos e doenças na Wikipedia é 99,5% precisa, que a enciclopédia digital não faz feio, se comparada a livros da área.

Música

A Wikipédia tem uma música oficial chamada “Hotel Wikipedia”.

Wikipédia especial

Existe uma versão da enciclopédia feita especialmente para crianças e pessoas com dificuldades de aprendizado, chamada Simple Wikipedia. Você pode experimentar esta versão aqui.

Maioria de colaboradores masculinos

87% dos editores do site são homens.

Tempo de leitura

Para ler inteira a Wikipédia em inglês, uma pessoa levaria aproximadamente 16 anos e 9 meses.

Artigos que dão vontade de ler

Acidentes no Disneyland Resort, nos parques Disney já aconteceram vários incidentes nestes locais, dos mais aos menos graves, de acordo com esta página, que explora ao detalhe tudo o que já aconteceu no parque californiano (incluindo mortes); Última refeição de condenados a morte, em 2019 alguns países ainda aplicaram a pena de morte, como os Estados Unidos e o Japão, onde em alguns os condenados à morte têm direito a uma última refeição antes da execução, refeições essas que esta página aborda especificamente, por exemplo, John Wayne Gacy morto em 1994, pediu para a sua última refeição 12 camarões fritos, um balde de frango frito do restaurante KFC, batatas fritas, morangos e Coca-Cola Diet. Passageiros do navio Titanic, cerca de 1.500 pessoas perderam a vida neste trágico acidente em 1912, e todos os nomes dos passageiros conhecidos estão descritos nesta página, bem como informação pessoal, histórias e a anotação se sobreviveram ou não ao naufrágio; filmes proibidos, anualmente, estreiam-se centenas de filmes, mas não quer dizer que todos os países tenham interesse em divulgá-los, como a Coreia do Norte ou a China são conhecidos por banir muitas das produções de Hollywood, nesta página, encontra uma longa lista de todos os filmes que já foram proibidos, como “O Lobo de Wall Street”.

Top 10 de artigos por idioma

1. Inglês com 4.176.230 de artigos
2. Alemão com 1.557.163 de artigos
3. Francês com 1.358.382 de artigos
4. Holandês com 1.167.360 de artigos
5. Italiano com 1.011.391 de artigos
6. Russo com 974.619 artigos
7. Espanhol com 973.626 artigos
8. Polonês com 953.881 artigos
9. Japonês com 847.980 artigos
10. Português com 771.713 artigos

Entretenimento tema mais visitado em 2019

Mais de 260 bilhões de pessoas acessaram uma página da Wikipedia em 2019, e aparentemente a maioria dessas pessoas compartilhavam de uma mesma pergunta: o que diabos eu acabei de assistir?

Em uma lista feita pelo pesquisador Andrew West, a partir da lista de artigos mais populares em inglês, praticamente todas as principais páginas estavam relacionadas a filmes, séries de TV e, jogos de videogame que dominaram as conversas nas redes sociais em algum momento (16 dos 25 principais artigos estão relacionados com produtos de entretenimento consumidos nos cinemas e nos celulares). Ficando evidente quando olhamos a página mais acessada na Wikipedia em 2019: Vingadores: Ultimato, a conclusão da história de mais de uma década da Marvel, que também foi o filme mais pesquisado no Google. Com 44 milhões de visualizações de página durante o ano.

Fontes: Canal Tech, Filipe Garrett, Universia, , Magg.