Jogo treina tabuada de forma lúdica

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), relançou o jogo TabuÁgua, que desafia estudantes a treinar tabuada de forma lúdica e pode ser acessado em: www.ludoeducativo.com.br/pt/play/tabuagua.

Em TabuÁgua, o jogador pode competir com Godofredo, um ajudante do secretário de Trânsito de Feijoville, cidade em que se passa o jogo, em uma batalha épica da multiplicação. O jogo é voltado para crianças de 8 a 10 anos e pode ser usado como ferramenta de ensino pelos professores.

Os jogadores precisam ganhar a partida utilizando seus conhecimentos em tabuada. O funcionamento dos pontos é semelhante ao da “batalha naval”, porém, em vez de apenas escolher as posições, o jogador precisa resolver as contas das linhas e colunas para que sua escolha seja válida.

O estudante é estimulado por meio do jogo a resolver contas de tabuada para arremessar a bola e revelar um rival. Existe um limite de tempo para inserir a resposta. Quanto mais rápido o jogador responder, mais pontos fará.

Na avaliação de Elson Longo, coordenador do CDMF, o jogo pode ser uma ferramenta de aprendizado em sala de aula, auxiliando o professor a ensinar as contas básicas da matemática de forma mais atrativa ao aluno. “A batalha naval é um jogo popular que induz a imaginação e criatividade. O jogo TabuÁgua fomenta também o aprendizado da aritmética, auxiliando os estudantes no seu aprendizado da matemática”, diz.

O Ludo Educativo é um projeto de difusão do CDMF, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Aptor Software, uma das spin-offs do Centro.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CDMF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui