O Janeiro Branco é uma  campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul e seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da saúde mental no mundo!

O termo “janeiro branco”

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Atendimento especializado

Listas de Centros de Atenção Psicossocial em Belém do Pará

  • CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende a cidades e ou a regiões com pelo menos 15 mil habitantes.
  • CAPS II: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende a cidades e ou a regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
  • CAPS i: Atendimento a crianças e a adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende a cidades e ou a regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
  • CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
  • CAPS III: Atendimento de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.
  • CAPS ad III Álcool e Drogas: Atendimento de acolhimento noturno e observação; funcionamento 24h; todas faixas etárias; transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes
  • CVV – Centro de Valorização da Vida: todas faixas etárias; horário de atendimento 24hFormas de contato: telefone 188, chat, e-mail no site https://www.cvv.org.br.
  • Psicologia Pará: Rede de Apoio Psicológico: publico alvo todas faixas etárias; todos Horário e dia de atendimento: Formas de contato: http://www.psicologiapara.net.br/
  • Apoio para alunas (os) indígenas e quilombolas: horário de atendimento a combinar com as psicólogas, Formas de contato: telefone zap 982949548 (Ana) 992492445 (Silviane), atendimento via chamada de vídeo ou ligação.
  •  

    Central de atendimento à população: Apoio Psicológico UFPA/EBSERH, publico alvo todas faixas etárias; atendimento: Segunda e sexta feira ( exceto feriados ) – 08h às 17h, contato: celular Contato:91 983890147 ( Tim).

  •  

    Universidade Estadual do Pará ( UEPA) Público alvo : acadêmicos da Uepa Horário e dia de atendimento: 8hrs até 20hrs, segunda a sábado

  •  

    Unama – Plantão Psicológico online Público alvo: colaboradores da unama Horário e dia de atendimento: segunda, terça e quinta: 9hrs- 12hrs. 14hrs-17hrs Quarta e sexta: 14hrs- 17hrs, contato para inscrição: [email protected] , Atendimento é realizado pelo aplicativo zoom.

  •  

    Universidade federal rural da Amazônia UFRA Público alvo: Contatos: (91) 981010139/ 980902565

  •  

    Universidade federal do Pará ( Ufpa ) Público alvo servidores da instituição Contato: (91) 987617233 Horário e dia de atendimento: segunda a sexta de 8hrs às 17:00hrs.

  •  

    Atendimento online e gratuito- Psicanálise em tempo de crise – Covid-19. Público alvo todas as faixas etárias, Horário de atendimento: a combinar com os psicólogos, ligue  (65) 999689652

  • Plantão Psicológico ” acolhendo quem cuida: Público alvo todos os que estão empenhados na contribuição com a sociedade e impossibilitados de estar em casa durante a quarentena, Horário de atendimento: a combinar com os psicólogos, Contato: Encontroacp.com.br /acolhendoquemcuida/
  •  

    Atendimento Social online Coworking Crescer: Público alvo todas as faixas etárias, Para agendar atendimento https://linktr.ee/coworkingcrescer

  •  

    Projeto Escuta na Praça: Público alvo todas as faixas etárias, Horário: 9:00 hrs até 12:00 hrs, Atendimento pelo Direct projeto_escuta_na_praca, no domingo no dia do plantão https://www.facebook.com/projetoescutanapraca

  • Instituto IPEFEM: Público alvo todas as faixas etárias, atendimento Terças das 20h30 às 22h, Quartas das 19h30 às 21h30 Sextas, das 16h10 às 17h40.

A UFPA oferece uma completa rede de apoio aos que quiserem e/ou sentirem necessidade de buscar atendimento especializado. Para saber mais sobre lugares que oferecem atendimento psicossocial gratuitamente para todos os públicos clique aqui.