Instituições podem inscrever professores da rede pública em programa de pós-graduação

O curso de pós-graduação que será oferecido a docentes através do Programa Novos Caminhos foi apresentado em um encontro virtual realizado pelo Ministério da Educação (MEC) com representantes dos estados e do Distrito Federal. As redes públicas estaduais e distrital, gestoras de cursos de educação profissional e tecnológica, têm até o dia 14 de agosto para conferirem o edital de participação e inscreverem os professores.

Após isso, será realizada uma etapa de seleção com os professores por meio de um novo edital. A pós-graduação será ministrada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e conta, também, com a participação de professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A pós-graduação terá como enfoque a epistemologia, a didática e a prática pedagógica específica da educação profissional. O objetivo é que sejam atingidos cerca de 100 polos de educação a distância em todos os estados e no DF, formando 4,3 mil docentes das redes públicas estaduais e distrital ofertantes de cursos de educação profissional e tecnológica. O curso tem previsão de ser iniciado em 26 de outubro e será ofertado on-line, com algumas atividades a serem realizadas em polos presenciais.

Para o coordenador pedagógico do curso, o professor Paulo Wollinger, “a educação profissional ainda corresponde a um percentual pequeno no Brasil, o que tem impactado negativamente na competitividade e no desenvolvimento do país”, explicou, completando que muitos professores são da área laboral e necessitam de uma formação para que possam lecionar de uma forma mais efetiva.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil