Inscrições para residência multiprofissional seguem até 14 de janeiro

Residência-MultiprofissionalEstão abertas até o dia 14 de janeiro as inscrições para o processo seletivo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde para os municípios de Belém e Santarém, exclusivamente, para início no ano de 2015. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site www.uepa.br e pagar a taxa de R$ 180 até o dia 15 do mesmo mês.

Os programas de residência multiprofissional em saúde são voltados para enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e fonoaudiólogos, formados em instituições de ensino superior oficial e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou portadores de diploma revalidado por universidade pública e brasileira, de acordo com legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde.

É oferecida a isenção da taxa de inscrição para pessoas com deficiência e para pessoas com hipossuficiência econômica e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único). O requerimento de isenção deve ser feito no ato da solicitação de inscrição, exclusivamente via internet. O candidato também deve confirmar a condição com o envio ou entrega dos documentos exigidos no Protocolo da Diretoria de Acesso e Avaliação da Uepa. Os candidatos que encaminharem documentação via Sedex deverão obrigatoriamente comunicar sobre esse envio à Uepa, com cópia dessas documentações pelo e-mail residê[email protected].

A seleção será composta por duas etapas: prova objetiva e entrega e análise dos documentos comprobatórios do Currículo Lattes. A primeira etapa, de caráter eliminatório, versará sobre conhecimentos comuns a todas as áreas e conhecimentos específicos por categoria profissional; a segunda será apenas classificatória.

São ofertadas 85 vagas, distribuídas entre as seguintes áreas de concentração: Saúde da Família; Atenção à Saúde Mental; Atenção à Saúde Cardiovascular; Urgência e Emergência no Trauma; Oncologia – Cuidados Paliativos; Atenção em Nefrologia, Atenção à Saúde da mulher e da criança e Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia.

A Residência Multiprofissional em Saúde é uma promoção da Uepa e dos seguintes hospitais: Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Hospital Ophir Loyola e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, em Santarém.

Pós-graduação – Começou nesta segunda-feira (22) e vai até 14 de janeiro o período de inscrições para o processo seletivo 2015 da especialização em Enfermagem – Modalidade Residência/ Hospital Ophir Loyola, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, da Uepa. As inscrições devem ser feitas no site www.uepa.br. O processo tem como objetivo a pós-graduação lato sensu, sob forma de Treinamento em Serviço, cumpridos em regime de tempo integral.

Serão ofertados programas e especialidades como Enfermagem em Clinica Cirúrgica; Enfermagem em Clinica Médica; Enfermagem em Tempo de Terapia Intensiva e Enfermagem Oncológica. No ato da inscrição, o candidato deve escolher apenas um destes programas, que são únicos e intransferíveis depois de selecionadas. É preciso pagar a taxa de R$180 após a inscrição online.

O candidato deve acessar o site da Uepa para tomar conhecimento do local e horário da prova e imprimir o cartão de confirmação de inscrição. A seleção terá duas etapas. A primeira é uma prova escrita e tem caráter eliminatório. São 50 questões objetivas de múltipla escolha com conteúdos que abrangem os conhecimentos gerais sobre a enfermagem. A segunda fase é a avaliação do Currículo Lattes do candidato. Tem caráter classificatório e valerá de zero a dez pontos.

O Programa de Residência em Enfermagem busca desenvolver competências para o cuidado de enfermagem, com ética e humanização na busca pela qualificação assistencial prestada à sociedade, além de instrumentalizar o enfermeiro para as atividades de assistência, gerenciamento, ensino, extensão e pesquisa e promover a capacidade reflexiva do profissional na busca das soluções dos problemas do cotidiano. Mais informações: (91) 3277-1378/ 3276-2500.

Ize Sena
Universidade do Estado do Pará