Inscrições abertas para o Prêmio Professor Benedito Nunes 2020

A Pró­-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (PROPESP) iniciou as inscrições para a edição de 2020 do Prêmio Professor Benedito Nunes (PPBN). A premiação é um reconhecimento e estímulo para pesquisadores e Programas de Pós-Graduação dos Institutos de Ciências da Arte (ICA), de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de agosto, via e-mail dos institutos participantes.

A premiação é destinada às teses de doutorado defendidas e aprovadas em programas de pós-graduação brasileiros reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ou em programas de pós-graduação estrangeiros, com diploma reconhecido no Brasil.

Para concorrer ao Prêmio, as Teses de Doutorado precisam atender aos critérios definidos no Edital. Podem submeter suas teses docentes e técnicos pesquisadores da UFPA vinculados ao ICA, ao IFCH ou ao ILC, ou pesquisadores externos que defenderam seus trabalhos em programas de pós­-graduação desses institutos. Quanto à data de defesa, poderão concorrer as teses de doutorado defendidas no período entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2019.

Inscrição

As inscrições no PPBN são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 31 de agosto, por meio dos endereços de e-mail do ICA, do IFCH e do ILC. Os interessados devem enviar, em formato de PDF, a Ficha de Inscrição, seus documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência), além de um exemplar da tese de doutorado, comprovante de defesa e aprovação da tese de doutorado (cópia autenticada do diploma ou da ata de defesa, ou declaração emitida pelo programa de pós-graduação assinada pelo coordenador). No caso de teses de autoria de servidores (técnicos ou docentes), deve-se enviar comprovante de matrícula Siape.

Seleção

A seleção das teses ocorrerá em duas etapas. A primeira será efetivada em cada um dos institutos participantes, e cada unidade selecionará uma tese para a etapa seguinte. Já na segunda etapa do julgamento, serão avaliadas as três teses selecionadas e será escolhida uma única para o recebimento do prêmio. Todos os processos seletivos serão feitos por comissões julgadoras, escolhidas pelas congregações dos institutos, na primeira etapa, e pelo reitor, na segunda etapa.

Prêmio

O Prêmio Professor Benedito Nunes premia o autor da tese vencedora, o orientador da tese e do programa de pós-graduação em que a tese foi defendida. Ao autor da tese premiada, será concedido o Certificado de obtenção do Prêmio, o valor de cinco mil reais, além da publicação da tese. Ao orientador e ao programa de pós-graduação em que a tese foi defendida, será concedido o Certificado de obtenção do Prêmio. O resultado da premiação deverá ser divulgado pela Propesp, até o dia 13 de novembro.

Serviço: Prêmio Professor Benedito Nunes 2020. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail do ICA, do IFCH e do ILC. até dia 31 de agosto. Mais info no Edital.