Idosos a partir de 80 anos começam a receber a quarta dose da vacina anticovid na capital

“Estou muito feliz em receber a minha quarta dose e chamo todo mundo também para se vacinar. Isso é muito importante para todos, principalmente para nós, idosos”, diz a aposentada Isoleida Araújo, 80 anos, que nesta quinta-feira, 17, recebeu a quarta dose da vacina anticovid.

Logo nesta manhã, a Prefeitura de Belém iniciou a aplicação do novo reforço em idosos com ou acima de 80 anos. Para esta etapa da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizou cerca de 79 postos de vacinação que funcionarão em horários distintos.

O aposentado Manoel Chaves, 80, recebeu a quarta dose da vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jurunas, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 nesta nova fase. “Tomando essa vacina a gente segue com vida e com saúde por muitos anos ainda”, afirma Manoel.

Já no posto de vacinação do shopping Pátio Belém, no bairro Batista Campos, quem recebeu a quarta dose contra a covid-19 foi também aposentada Analita Costa, de 80 anos. Após a aplicação do imunizante, ela afirmou que estava sonhando com o dia de receber a quarta dose, para ficar mais protegida do vírus, que já tirou a vida de tantas pessoas.

Até então a quarta dose da vacina contra a covid-19 em Belém estava disponível apenas para pessoas imunocomprometidas acima de 18 anos e para idosos com mais de 85 anos. Mas, a partir desta quinta-feira, 17, os idosos com idade igual ou acima de 80 anos passam a ter o direito à dose na capital.

A quarta dose deve ser administrada a partir de quatro meses da aplicação da terceira, com base nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde. No caso de idosos, é necessário ter tomado as três doses até o mês de setembro, completando, assim, seis meses de intervalo entre a terceira e quarta dose.

Metas – Segundo dados mais recentes da Sesma, até março de 2022, a quarta dose já foi aplicada em 2.979 pessoas em Belém, o que corresponde a 36,4% do total apto a receber a dose.

Também devem procurar os postos de vacinação contra a covid-19, em Belém, todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose e as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até novembro de 2021 e ainda não receberam a terceira dose.

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Em caso de segunda ou terceira dose, deve ser apresentado também o cartão de vacinação de Belém.

As pessoas que vão receber a quarta dose e que se enquadram nos critérios de alto grau de imunossupressão, devem apresentar, também, uma cópia do laudo, atestado ou receita médica, que serão retidos no ponto de vacinação.

Postos de vacinação – Para saber os endereços e horários de funcionamento dos 79 postos de vacinação contra a covid-19 espalhados pela cidade clique AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui