Hospital Regional em Paragominas conquista selo de pró-sustentabilidade

2014815hrpl

O Hospital Regional Público do Leste do Pará (HRPL), em Paragominas, nordeste paraense, recebeu o Certificado Tecnologia Limpa: Pró-Sustentabilidade da Ecologia Humana e do Planeta, o selo ASP-STERRAD, emitido pelo Instituto MAIS, que é uma instituição privada sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e capacitação socioambiental, em reconhecimento ao sistema da Central de Esterilização de Materiais (CME) do Hospital que consome 51 vezes menos energia elétrica que uma autoclave.

De acordo com o diretor executivo do HRPL, Adriano de Lima, a conquista do Selo Verde de Pró-Sustentabilidade vem ao encontro das boas práticas ambientais do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) que administra o HRPL em parceria com o Governo do Estado. “Incentivamos a promoção do consumo racional dos recursos naturais renováveis e não renováveis”, observou, lembrando que a humanidade precisa considerar que a quantidade de água e energia está envolvida direta ou indiretamente na produção de todos os itens necessários para a sobrevivência do planeta.

Para ele, a certificação evidencia a extrema importância do hospital em buscar a melhoria contínua dos processos para a promoção da preservação ambiental, com o uso da STERRAD nas atividades de esterilização. “O Selo Verde reconhece e valoriza a importância desse serviço para o hospital e, especialmente, aos usuários, tendo em vista que alguns processos à base de vapor trazem desperdícios de recursos naturais, o que não acontece com o STERRAD, que além de não causar impacto no meio ambiente, não produz risco ocupacional”, disse o diretor executivo.

Segundo a coordenadora do Centro Cirúrgico e do CME, a enfermeira Mônica Louza, os sistemas STERRAD oferecem uma tecnologia eficaz que protege e assegura os instrumentos, através de esterilizadores à baixa temperatura. “Esta tecnologia realiza ciclos de esterilização sem emissões tóxicas, necessitando apenas de uma fonte de energia elétrica para funcionar”, explicou. O sistema possui milhares de unidades instaladas em todo o mundo. O modelo utilizado no HRPL é o STERRADNX, que realiza um ciclo padrão com duração aproximada de 28 minutos.

O certificado foi entregue ao HRPL durante o simpósio sobre “Prevenção de Controle de Infecção Hospitalar”, realizado no auditório “Dr. Ronaldo Araújo”, do Hospital de Clínicas “Gaspar Viana”. O Selo Verde de Pró-Sustentabilidade foi recebido por Mônica Louza, que participava do evento.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Vera Rojas
Hospital Regional do Leste (Paragominas)