Companhia apresenta rastreador via radiofrequência autônomo e instalação rápida

Dispositivo que funciona com bateria própria reduz o tempo de instalação em até 50%. O Grupo Tracker, empresa multinacional especializada em soluções contra roubo e furto e gerenciamento logístico, agora usa apenas rastreadores de radiofrequência totalmente autônomos em automóveis, pick-ups, motos e maquinários. O novo equipamento, conhecido como SLD, abreviatura para Smart Locating Device, apresenta como uma de suas grandes novidades uma bateria interna com durabilidade de até três anos, que permite seu funcionamento sem a necessidade de qualquer conexão elétrica com o veículo. “A utilização deste novo dispositivo elimina definitivamente qualquer tipo de preocupação em relação a desgaste na bateria do veículo ou mesmo perda de garantia de fábrica por interferências na parte elétrica”, destaca a Comercial Seguradoras do Grupo Tracker

Outro grande benefício do SLD é na instalação. “Por ser totalmente autônomo, o tempo necessário para instalar o dispositivo é muito menor, reduzindo o período de espera do segurado para a execução do serviço em até 50%. Esse ganho de tempo possibilita ampliar a quantidade de horários disponíveis para a instalação, trazendo muito mais flexibilidade e comodidade ao segurado”, esclarece Megda.

O novo rastreador autônomo apresenta ainda novas funcionalidades, mas continua utilizando a eficiente tecnologia de radiofrequência (RF). “A RF é a melhor solução contra roubo e furto, uma vez que não sofre interrupção de sinal em lugares fechados como túneis, garagens, subsolos ou galpões, sendo imune a ação de inibidores de sinais, mais conhecidos como jammers”, explica o CEO do Grupo Tracker, Alvaro Velasco. “Somos a única empresa do mercado brasileiro com tecnologia de radiofrequência com cobertura em todo o território nacional e países vizinhos”, salienta.Outro grande benefício do SLD é na instalação. “Por ser totalmente autônomo, o tempo necessário para instalar o dispositivo é muito menor, reduzindo o período de espera do segurado para a execução do serviço em até 50%. Esse ganho de tempo possibilita ampliar a quantidade de horários disponíveis para a instalação, trazendo muito mais flexibilidade e comodidade ao segurado”, esclarece Megda.

Detecção automática de jammer

Além de não sofrer bloqueio de inibidores de sinais, o equipamento SLD tem a capacidade de detectar a interferência de jammers, automaticamente, possibilitando uma atuação proativa da Central de Operações, em caso de ameaça. “A cada minuto, o SLD checa as transmissões das antenas. Se por três minutos ele não encontrar nenhuma transmissão, ele verifica se há algum ruído na frequência. O dispositivo, então, é ativado automaticamente e nosso comando de operações é alertado sobre um possível roubo ou furto”, afirma Velasco.

Este recurso está diretamente relacionado com o sucesso da recuperação do bem, uma vez que quanto mais rápido as antenas forem acionadas e as equipes de pronta resposta entrarem em ação, maior a chance de localizarem o veículo sem avarias. “Existem quadrilhas que conseguem desmontar um automóvel inteiro em 35 minutos”, ressalta Ronaldo Megda. “Muitas pessoas estacionam o carro em ruas próximas ao trabalho ou instituição de ensino e só descobrem que foram vítimas de furto horas depois. O detector de jammers pode identificar o risco e emitir um sinal para a central, que agirá prontamente, entrando em contato com o segurado”.

O Auto Reporte Inteligente é outra novidade do produto. Trata-se de um teste automático feito a cada 15 dias. A resposta é enviada no momento em que a unidade se aproxima de uma torre. Por meio dele, é possível saber a porcentagem e a tensão da bateria do equipamento, horas de funcionamento, quantidade de transmissões e temperatura. “A informação deste ‘autoteste’ nos garante o normal funcionamento da peça e suas atuais condições, nos permitindo identificar um suposto problema e tomar alguma ação preventiva”, explica o Gerente Comercial Seguradoras , Caio Ramicelli.

Novidades também no Tracker Moto

Os dispositivos de radiofrequência para motocicletas, desenvolvidos especialmente para esse tipo de veículo e que já eram autônomos, com o SLD também passam a ter baterias com três anos de duração e toda inovação tecnológica desta nova versão.

O Tracker Moto é uma solução concebida exclusivamente para o veículo de duas rodas, ao contrário de muitos produtos da concorrência que são adaptados dos automóveis. O dispositivo é blindado, resistente a altas temperaturas, trepidações, poeira e água.

Todas as motocicletas passam por um processo minucioso de homologação. Uma equipe de especialistas faz um estudo técnico do modelo, para garantir um local de instalação, visando especificamente manter elevados os índices de recuperação. Atualmente, estão aptos a receber o dispositivo mais de 180 modelos nas categorias speednakedcustomtrail.

Mais segurança para caminhões

O dispositivo é capaz de otimizar o processo de localização do veículo em caso de roubo ou furto, pois permite a ativação automática da RF, se for detectada a presença de inibidores de sinais. “Mesmo que um jammer seja capaz de bloquear o sinal LBS, ele não será capaz de impedir a transmissão de sinais RF, que serão ativados automaticamente. No momento em que a comunicação LBS for desativada, nossa rede de antenas fixas e móveis passa a receber os sinais de RF”, ressalta Velasco.

Grupo Tracker já evitou um prejuízo de R$ 4 bilhões

O Grupo Tracker atua no Brasil há quase 20 anos e, neste período, já recuperou mais de 43 mil veículos em todos os segmentos, o que equivale a ter evitado um prejuízo de cerca de R$ 4 bilhões. Possui relacionamento comercial com os principais players do mercado, além de uma grande e completa infraestrutura. “São mais de 700 antenas instaladas de norte a sul, equipe de rastreamento aérea e terrestre (helicópteros, aviões, carros e motos), relacionamento com as principais autoridades de segurança do Brasil e América Latina, além de Comando de Operações 24h por dia”, finaliza o CEO da empresa, Alvaro Velasco.