O Grupo de Trabalho Transformação Digital dos Estados e do Distrito Federal (GTD.Gov), do qual a Prodepa participa, foi o vencedor do prêmio Global Public Service – Team of The Year, promovido pela Apolitical, do Reino Unido. O grupo venceu como Time do Ano na categoria Digitalização de Serviços Públicos

A Apolitical é uma das maiores instituições de apoio a governos no mundo. A premiação é mais importante para equipes que trabalham com inovação no setor público.

O GT foi uma das nove iniciativas escolhida em vários países que estavam na disputa, cuja votação foi popular e era o único da América Latina a concorrer à premiação. O grupo é nacional e foi formado em maio desse ano, idealizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD).

Reúne técnicos e gestores de 20 governos estaduais e distrital, formado por 44 colaboradores entre especialistas em tecnologia dos governos estaduais e os seus integrantes que estudam, compartilham conhecimentos e desenvolvem soluções inovadoras para o processo de Transformação Digital pelo qual a administração pública do país vem passando.

Trabalhando de forma voluntária o GTD.Gov busca, com o apoio dos Estados e do governo federal a desenvolverem seus projetos a partir de uma lógica de transformação digital dos serviços públicos disponíveis em suas plataformas, ampliando o acesso do serviço ao cidadão, com redução de custos para governos e para o cidadão.

O GTD.Gov debate várias iniciativas de transformação digital existentes hoje nos países mais desenvolvidos do mundo, tendo como meta o desenvolvimento sustentável. Uma das metas da atual administração é reduzir gradativamente a utilização e papel nos processos a nível estadual.

“Para tanto estamos investindo maciçamente no Processo Administrativo Eletrônico (PAE), sistema desenvolvido pela Prodepa com o apoio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), diz Gustavo Costa, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa e representante da empresa paraense no grupo.

Ele diz que a iniciativa, que passou pelo crivo de jurados em nível internacional da Apolitical, concorreu com centenas de outros projetos do mundo todo. “O prêmio reconhece o trabalho de equipes que têm feito a diferença, por meio de soluções inovadoras, no serviço público”, destaca.