O dia a dia vamos a vários lugares diferentes, seja de carro, ônibus ou até a pé, mas às vezes dá aquele branco e não lembramos o caminho ou então algum imprevisto no trânsito acaba nos obrigando a mudar de rota. Tornando o GPS um dos companheiros de viagem e trabalho mais indispensáveis. Porém, muitas pessoas têm dificuldade de usar quando crédito acaba e falta internet e os dados móveis. Para solucionar esse problema, veja como usar GPS sem internet com os aplicativos listados abaixo:

Maps.me

Esse aplicativo está disponível em todo o mundo. Para utilizar o GPS sem internet basta descarregar o mapa do destino. É muito simples de utilizar. Ele é bem completo, tem pontos de interesse e define diferentes rotas.

O usuário pode fazer o download de outros mapas manualmente, tanto brasileiros quanto de outros países. Sem prazo de validade de uso, as áreas salvas no smartphone variam entre 10 MB e 40 MB, dependendo da região

A desvantagem é que os utilizadores reclamam que muitas vezes o aplicativo é pesado.

Nokia Here

O aplicativo Nokia Here se destaca pois os mapas baixados são mais leves, gastando menos espaço na memória do celular. Ele serve tanto para Android quanto para iOS.

Como desvantagem destacamos a indisponibilidade de procurar pontos de interesse por categoria. Além disso, não deixa gerar uma rota com múltiplos destinos.

Google Maps

Com o Google Maps também dá para usar o GPS sem internet. Para poder utilizar o GPS sem gastar os dados móveis, basta baixar o mapa do destino antes de sair e navegar sem preocupações, pois o GPS te dará todas as indicações da rota que você traçar.

O aplicativo mostrará quanto do armazenamento o download gastará no seu dispositivo – em média 70 MB. Para economizar espaço, uma alternativa é baixar apenas a rota. O mapa poderá ser usado por 30 dias

A desvantagem desse aplicativo é que ocupa muito espaço no celular, pois é necessário descarregar o mapa de todos os seus destino (se está indo para vários países da Europa, por exemplo, deverá descarregar todos os mapas dos lugares por onde irá passar).

Here WeGo

Here WeGo é um excelente aplicativo de GPS sem internet, principalmente para quem gosta de usar o GPS mesmo não estando de carro. Ele mostra diferentes rotas para o utilizador escolher, como percursos de bicicleta, a pé, táxi e até transportes públicos. Tudo isso offline.

Os arquivos têm entre 250 MB e 670 MB, aproximadamente, de acordo com o estado. Mapas de outros países também estão disponíveis para baixar. Após realizar o download, o usuário precisa marcar a opção “Usar aplicativo offline” para utilizar o recurso.

A desvantagem é que infelizmente ele não está disponível em português.

Magic Earth Navigation

Magic Earth Navigation & Maps é um aplicativo simples e fácil de utilizar. Mas possui tudo o que é necessário para nos orientar. Traça as rotas offline e mostra os pontos de interesse.

Os utilizadores não registraram desvantagens para esse aplicativo.

GPS Brasil

GPS Brasil traz o mapa do nosso país instalado, permitindo o uso offline do aplicativo em território nacional. É possível traçar rotas e buscar lugares ao redor por categorias, como restaurantes ou postos de gasolina, mesmo sem internet. Por já vir instalado, o mapa brasileiro não traz a informação de quanto espaço ocupa no smartphone.

A desvantagem, que é necessário pagar para baixar mapas de outros países.

OsmAnd

O OsmAnd oferece uma versão gratuita e, se você escolher por não pagar, ainda assim não sai perdendo, pois o app de gps oferece tudo o que é necessário para uma boa navegação sem a conexão com a internet.

O aplicativo atualiza frequentemente os mapas, assim você sempre vai estar no caminho certo.

MapFactor: GPS Navigation

O MapFactor Navigator é um aplicativo gratuito de navegação GPS com mapas off-line gratuitos do OpenStreetMaps. As vantagens de baixar esse app no seu celular inclui o fato de ser um app gps totalmente gratuito e possuir recursos como comando por voz, a escolha de navegação em modo 2D e 3D e pesquisas por ponto de interesse.

No aplicativo MapFactor: GPS Navigation você pode ver rotas criadas tanto para carros, como para pedestres, assim seja de automóvel ou a pé, você está sempre no caminho certo.

Sygic: Navegação e mapas

O Sygic oferece um sistema de navegação por GPS de excelência internacional usado por 200 milhões de motoristas!

Este aplicativo de GPS é um dos mais utilizados no mundo; o Sygic entrega mapas de alta definição e é complementado por funções extremamente interessantes, como navegação orientada por voz e muitos pontos de interesse pré-instalados.

CoPilot GPS

Um verdadeiro co piloto que te auxilia a chegar nos lugares que deseja, com facilidade e rapidez. O aplicativo CoPilot GPS  permite que você salve os mapas direto em seu cartão SD, assim você pode navegar por cada mapa mesmo não tendo uma conexão de internet.

Não apenas, o aplicativo ainda mostra rotas alternativas, diversos estabelecimentos próximos da sua localização e também é capaz de adaptar a rota de acordo com o transporte que você está usando.

GPS Polaris

Para os mais aventureiros, o app Navegação GPS Polaris é uma ótima opção de ter rotas offline em seu smartphone. Suas funcionalidades são super úteis para quem curte praticar esportes como montanhismo e caminhada ecológica, por exemplo.

Possui navegação com bússola e pode também ser usado em rios e mares – um diferencial entre as opções desta lista. E ainda trabalha com aprimorações e seleção de fontes de mapas junto a outros apps gps como o Google Maps.

Navmii

O Navmii atende à motoristas e motociclistas, oferecendo  navegação offline e instruções curva a curva por voz gratuitamente, permite ainda buscas locais por EP no Brasil, ainda redefinição de rota automática e apresenta mapas em definição HD.