Governo do Pará entrega mais 50 leitos de Covid-19 no Hospital Abelardo Santos

Como mais uma medida para combater a Covid-19 e garantir assistência à população na Região Metropolitana de Belém, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), entregou, nesta sexta-feira (12), mais 50 leitos para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS).

O governador do Pará, Helder Barbalho, e o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, visitaram a unidade para verificar as instalações que foram montadas em 24h para iniciar os atendimentos e já atende 10 pacientes em leitos de UTI e 2 em leitos clínicos.

Além do Abelardo Santos, também serão ampliados mais 10 leitos na Fundação Santa Casa do Pará e outros 20 leitos clínicos serão transformados em UTIs no Hospital de Campanha do Hangar. Em todas as unidades, a entrada de pacientes ocorrerá via sistema de regulação, encaminhada pelo município. Ao todo, 295 leitos já foram abertos desde o dia 4 de março, após mudança de bandeiramento em todo Estado para a cor vermelha.

Estratégia busca garantir assistência para pacientes com Covid-19 que necessitem dos serviços públicos de saúde Foto: Bruno Cecim / Ag.Para

Para Helder Barbalho, a estratégia de ampliar a oferta de leitos busca garantir a assistência para aqueles que necessitem dos serviços públicos de saúde com atendimentos específicos para Covid-19.

“Neste momento, além de estarmos atuando com o Hospital de Campanha do Hangar, estamos ampliando a oferta no Abelardo, já abrindo 50 leitos e, a partir do início da próxima semana, mais 50 leitos estarão disponíveis, portanto reforçando esta estrutura. Ao tempo em que estamos reforçando a estrutura de saúde, faço um apelo à população, que possa continuar a nos ajudar, que cada um possa contribuir usando máscara, higienizando as mãos, evitando aglomeração e evitando que esteja exposto ao vírus e, consequentemente, possa vir a precisar de um atendimento de saúde. Esse é um esforço coletivo, para que o estado do Pará e todos os paraenses possam vencer a Covid-19”, ressaltou o governador.

De acordo com o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho, as medidas de ampliação estão sendo adotadas em diversos pontos do Estado. “Também estamos reforçando as estruturas da Santa Casa, do Hospital de Clínicas e do Ophir Loyola na região metropolitana. No interior do Estado, estivemos ontem em Marabá, Redenção e Altamira também promovendo a abertura de novos leitos para atender toda a população na luta contra o novo coronavírus”, explicou o titular da Sespa.

Foto: Bruno Cecim / Ag.Para

Estratégia de sucesso – No dia 30 de abril de 2020, o Governo do Pará determinou a mudança de perfil do HRAS, que passou a funcionar com portas abertas para receber, sem encaminhamento, pacientes com sintomas de Covid-19, com o objetivo de facilitar e agilizar o atendimento da população em razão da demanda de doentes na RMB.

O tratamento exclusivo de paciente com o novo coronavírus no hospital funcionou até o dia 10 de julho, quando a unidade – diante da redução de casos na região – passou a transferir pacientes com Covid-19 para o Hospital de Campanha do Hangar e retomou seu perfil original de atendimento. Nesse período, o HRAS atendeu cerca de 38 mil pacientes com a doença.