Governo do estado entrega Posto Avançado do Corpo de Bombeiros na Vila de Alter do Chão, em Santarém

Garantindo a ampliação dos serviços da corporação, com ações estratégicas de fiscalização, combate a incêndios urbanos e florestais e atendimento emergencial, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou nesta terça-feira (21), o primeiro Posto Avançado do Corpo de Bombeiros da Região Oeste do Pará, situado na Vila de Alter do Chão, em Santarém.

O Posto Avançado está vinculado ao 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM), e funcionará todos os dias, no período de 24h, garantindo o atendimento necessário às demandas solicitadas pelos moradores da região.

O chefe do Executivo Estadual, Helder Barbalho, festejou a entrega e destacou que “a presença do Corpo de Bombeiros em Alter é uma demanda histórica, que está sendo atendida proporcionando mais ações de segurança e defesa social para a população. A presença da corporação facilitará a fiscalização, o combate às queimadas e a preservação ambiental, que são tão importantes para a região”.

As obras de construção do Posto iniciaram no mês de maio de 2021, onde o Estado empregou, por meio do Fundo de Investimento de Segurança Pública (FISP), o valor de R$ 395.237, 44, garantindo toda a construção e instalações do novo prédio.

“A construção da unidade reforça mais uma entrega da segurança pública na região, o que é essencial para um atendimento ainda mais ágil e eficaz na vila, que é um ponto turístico especial do município de Santarém. Portanto, a partir de agora, os moradores e todos aqueles que visitarem Alter do Chão, terão um melhor atendimento, com estrutura adequada e a qualquer momento, pois poderão acionar os militares durante 24h”, afirmou o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

A unidade foi construída em uma área de 177,38 m², com alojamentos masculino e feminino com banheiros, copa, cozinha, recepção, almoxarifado e lavabo, além de uma garagem para viaturas operacionais. O novo prédio também conta com espaço para planejamento de ações de prevenção e combate a incêndios.

Ação ambiental e emergencial

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Hayman Souza, o investimento do governo do Estado é a realização de um desejo da comunidade de mais de 20 anos, que a atual gestão teve a sensibilidade e está cumprindo o compromisso e entregando a população. “O Posto Avançado que está sendo implantado aqui na vila, vai permitir que com que possamos serviços de resgate, combate a incêndios urbanos e florestais, proteção balneárias e em breve para análise técnica também. Todos esses serviços vão permitir, também, um maior desenvolvimento para toda a região. Com isso, estamos  garantindo mais segurança, comodidade para toda a população. Além disso, existe um trabalho de valorização de toda a área, o que resulta em ganhos inclusive para o turismo”, explicou o coronel Hayman.

Por Roberta Meireles (SEGUP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui