Governador visita hospital de campanha e entrega caminhões coletores em Marabá

“Entrei no dia 07 deste mês no hospital de campanha e graças a Deus estou saindo hoje. O tratamento foi ótimo, maravilhoso, a equipe foi muito atenciosa. Peço que todos tenham esperança e fé que vai dar tudo certo”. A fala emocionada é de Ana Zélia Valadares, de 70 anos e hipertensa. Ela recebeu alta, nesta terça-feira (19), após 12 dias internadas no hospital de campanha em Marabá. Hoje, o governador Helder Barbalho esteve no município para cumprir agenda. Ele visitou a unidade, conversou com pacientes e profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

Ao todo, em 34 dias que está em pleno funcionamento, o hospital de campanha de Marabá já recebeu 101 pessoas com covid-19 ou síndrome respiratória aguda, dessas, 52 já receberam alta médica.

Além da ampliação e descentralização dos leitos em todas as regiões, com a construção de mais dois hospitais de campanha, em Redenção e Altamira, o governador Helder afirmou que o desafio é a ampliação da oferta de UTIs.

Entrega de caminhões coletores

Durante a agenda na cidade, o governador também entregou cinco caminhões coletores compactadores de lixo que serão utilizados na limpeza urbana do município de Marabá. A entrega é fruto de uma parceria entre Governo do Estado, prefeitura e BNDES, com um investimento superior a R$1,8 milhão.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, explicou a parceria que possibilitou a entrega dos veículos. “Isso é resultado de um trabalho de recuperação do Estado junto ao BNDES, que estava parado. É proveniente de um fundo de apoio aos municípios que foram atingidos pela desestatização da Vale do Rio Doce, que estava desde 2012 emperrado e, graças a intervenção do governador, nós demos andamento. Ao todo, são 27 projetos, em 14 municípios”, afirmou o secretário.

O prefeito de Marabá, Tião Miranda, afirmou que foi um dia muito importante para o município, reforçando as ações em conjunto do Governo do Estado e prefeitura. “A avaliação é extremamente positiva. O governador entregou cinco caminhões coletores, algo que a cidade precisava muito para melhorar a limpeza urbana. O importante é isso, a parceira entre o município e o Estado para enfrentarmos os problemas cotidianos e esse vírus que é um problema mundial”, disse o prefeito.