Gincana da Santa Casa sensibiliza para doação ao Banco de Leite

A Gincana da Semana Nacional de Doação de Leite Humano 2022 da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) aconteceu, nesta quarta-feira (15), dando continuidade às diversas ações realizadas pela instituição, desde maio deste ano, com a campanha da Semana de Doação de Leite Materno, com o tema “Gotas de Amor para um Mundo Melhor”.

Desta vez o foco foi a mobilização do público interno da instituição para o tema da amamentação e doação. Participaram servidores das diretorias e assessorias, que além de estudarem o assunto criando paródias, sensibilizaram doadoras de leite e arrecadaram mais de 250 potes de vidro com tampas plásticas rosqueáveis, necessários para o armazenamento do leite doado ao Banco de Leite Humano (BLH).

O coordenador de desenvolvimento de pessoas da Santa Casa, Victor Maués, detalha os objetivos alcançados pela gincana. “Essa foi mais uma ação que ressalta o compromisso que nós servidores da Santa Casa, que integramos um hospital amigo da criança, temos com a amamentação e a doação de leite materno. Nós conseguimos sensibilizar as doadoras e também arrecadar os vidros para o armazenamento do leite, beneficiando assim também o nosso público atendido, que nesse caso é o recém nascido internado no hospital”, afirma Victor.Programação mobilizou servidores da Santa CasaFoto: Divulgação

Além da arrecadação dos potes, a soma dos esforços da gincana e da campanha, realizada em maio, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) e com os Bombeiros da Vida resultou no cadastro de mais 70 doadoras para o Banco de Leite. Se comparadas a primeira quinzena de maio, período que antecedeu a campanha, e a primeira quinzena de junho, período posterior às ações externas e internas de sensibilização, a quantidade de leite humano doada ao banco também teve um aumento de mais de 25%, subindo de 97 litros em maio para mais de 123 litros em junho.

A nutricionista Vanda Marvão, que é referência técnica do Banco de Leite da Santa Casa considera que a gincana conclui o ciclo de ações que destacam a importância do envolvimento de toda a sociedade e da instituição, que no Pará, é referência para o incentivo ao aleitamento materno e para a doação de leite.

Servidores de Diretorias e Assessorias se empenharam na Gincana em favor de doações ao Banco de LeiteFoto: Divulgação“A gincana com os servidores é uma ação muito importante, pois sensibiliza para o tema da doação de dentro para fora do hospital e de uma forma ampla, pois essa é uma causa que não é só do Banco de Leite, mas é de toda a Santa Casa. Então, assim a gente está sensibilizando a todos para uma causa que é importante e ajuda a salvar vidas”, afirma a nutricionista.

Como se tornar uma doadora de leite:

A mulher que está amamentando, está bem de saúde e tem excedente de leite pode ser uma doadora. Para se cadastrar, é só entrar em contato com o Banco de Leite da Santa Casa pelos telefones 4009.2311 / 4009.2212 / 4009.0375, ou pelo WhatsApp (91) 98899.6326.

O cadastro também pode ser feito pelo site: www.santacasa.pa.gov.br/cadastro-banco-de-leite/ ou enviando um e-mail para: projetobombeirosdavida@hotmail.com

A doação de vidros, tipo de café solúvel, com tampas plásticas e rosqueáveis para o Banco de Leite pode ser feita diretamente na Santa Casa ou entrando em contato pelos números de telefones acima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui