Fortalecer a imunidade durante a pandemia através da meditação

Como posso me proteger da pandemia? A resposta está em seguir as diretrizes de distanciamento social, lavagem adequada das mãos e ficar em casa. Mas também existem maneiras de fortalecer o seu sistema imunológico.

A maneira mais óbvia de fazer isto é através da alimentação. Mas não é a única. E se você ainda não deu uma oportunidade à meditação, agora pode ser um bom momento.

Uma revisão recente de 20 ensaios clínicos randomizados, que incluiu mais de 1.600 pessoas, sugere que a meditação pode ajudar a manter o sistema imunológico funcionando adequadamente.

Isto porque uma circunstância estressante como a que estamos enfrentando agora pode afetar negativamente o sistema imunológico, mas “uma prática consistente de meditação pode ajudar a responder melhor a situações de estresse”, explicou Ellie Burrows Gluck, professora de meditação védica, citada pela CNN.

Para começar a meditar, basta prestar atenção à respiração. Sentar-se com uma postura elevada pode ajudar e os olhos podem estar fechados ou abertos. Quando a mente divaga em pensamentos como ‘o que vou almoçar?’ volte a respirar sem julgamento.