Festival Gastronomia das Ilhas movimenta Icoaraci e agrada ao público visitante

Muitas famílias procuraram a orla de Icoaraci para saborear os pratos participantes do Festival Gastronomia nas Ilhas, promovido pela Prefeitura de Belém, que busca fomentar o turismo nos locais de praias e ilhas.

“Essa é uma iniciativa valorosa da Prefeitura de Belém de trazer esse festival aqui para Icoaraci. Sempre que posso venho até Icoaraci para apreciar a culinária local e sei que aqui tem um potencial turístico gigantesco”, afirma a bancária Érica Pinheir, que aproveitou o sábado para almoçar com a esposa, Betânia Castro, no Restaurante Maia, um dos que participam do festival no distrito de Icoaraci.

Tradicional 

Em funcionamento em Icoaraci há 32 anos, o Restaurante Maia integra o circuito composto por 22 estabelecimentos que compõem o Festival de Gastronomia das Ilhas.

“Essa iniciativa é muito boa, movimenta Icoaraci e atrai muitos clientes para nosso estabelecimento. Além disso, o festival deu capacitação de atendimento ao público para a gente, o que deixa nosso negócio mais profissional”, conta a nutricionista Andréia Maia, que administra o empreendimento, juntamente com os pais José Luís e Vera Maia.

No festival o Restaurante Maia participa com a Carne de sol Marajoara, como prato principal, tendo de entrada Charutinho de peixe empanado e como sobremesa pudim de tapioca.

Outro estabelecimento tradicional que participa da terceira edição do Festival Gastronomia das Ilhas em Icoaraci é o Restaurante Carvalho. No circuito, o restaurante apresenta como prato principal o Peixe a Mike, que é grelhado no carvão com arroz de jambu, batata cozida e cebola. De entrada é uma casquinha de arraia e como sobremesa um bolo de sorvete de açaí.

Gastronomia em alta

O casal de professores Laudecir Azevedo e Ederson Pereira costumam aproveitar os finais de semana para almoçar em Icoaraci no Restaurante Carvalho. “Com esse festival, as pessoas que não conhecem esse distrito maravilhoso de Icoaraci poderão conhecer. Principalmente a gastronomia daqui, que merece muito ser valorizada”, afirma Laudecir.

O Festival Gastronomia das Ilhas é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), e conta com o apoio também da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur), responsável por oferecer capacitação aos proprietários, cozinheiros e atendentes dos estabelecimentos participantes.

Nesta terceira edição do festival, o evento ainda conta com o apoio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), Fundação Escola Bosque (Funbosque) e Universidade da Amazônia (Unama). Além de Icoaraci, a Prefeitura de Belém já realizou o Festival Gastronomia das Ilhas no distrito de Mosqueiro e na ilha do Combu.

“Esse festival pensa e fomenta a capacitação e recapacitação da mão  de obra dos estabelecimentos. Pensa para além do prato, pensa na excelência do atendimento ao turista”, assegura o presidente da Codem, Lélio Costa.

Além deste final de semana, o festival deve se estender em Icoaraci até o próximo, nos dias 16 e 17 de julho, sempre de 11h às 16h. O evento reunirá diversos empreendedores, entre barracas de praia e restaurantes localizados na orla de Icoaraci.

Os estabelecimentos participantes do festival criaram pratos especiais e inéditos para o evento ao preço individual de R$ 59,90, com direito à entrada, prato principal e sobremesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui