Festival Amazônia Doc se reinventa online

O 6º Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico de Cinema vai lançar, em abril, um novo site e também uma Mostra de filmes Paraenses on line. “O adiamento das Mostras presenciais de filmes inéditos da Pan-Amazônia ficaram para o final do 2º semestre, como todos já sabem, é uma medida de prevenção, que faz parte de um conjunto de orientações da OMS”, diz Zienhe Castro, diretora geral do festival.

Em abril, será realizada a “Mostra Égua do Filme”, que reunirá diversos filmes paraenses para a realização da Mostra “Égua do Filme”. Os que forem selecionados pela curadoria do Amazônia Doc on Line serão exibidos e também serão registrados em catálogo digital, com suas informações de produção. Interessados em inscrever seu filme, pode preencher um formulário que estará disponível no site.

Em maio também está prevista a realização de uma oficina gratuita de realização de documentário, em quatro módulos: Roteiro, Direção, Fotografia e Som. As inscrições abrirão em breve. Paralelamente, o festival previsto inicialmente para ocorrer neste primeiro semestre, entre 11 a 20 de maio em Belém, segue com as inscrições abertas para a seleção de filmes que formarão as Mostras Pan-Amazônica e Amazônia Legal.

As regras continuam as mesmas. Podem ser inscritos documentários curtas (de até 25 minutos) e Telefilmes/longas-metragens (com mínimo de 52 minutos), dirigidos por documentaristas dos 9 países da Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link indicado no site http://amazoniadoc.com.br.

Este ano, também como inovação, a programação vai trazer mais dois festivais, a 1ª edição do Festival As Amazonas do Cinema, cuja convocatória de inscrições será de 20 de abril a 30 de maio, e o 1º Curta Escolas, que já havia iniciado as oficinas nas escolas, que foram suspensas também por medida de prevenção à Covid-19.  A premiação vai contemplar curtas produzidos por Jovens do ensino médio das Escolas Públicas integrantes dos Territórios de Pacificação (TERPAZ) do Governo do Estado do Pará.

O Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico de Cinema é uma realização do Instituto Culta da Amazônia em Co-Realizacão com a SECULT- Governo do Estado do Pará e Instituto Márcio Tuma. A Produção é da ZFilmes, com parceria do Sesc; Sebrae; Belém Soft Hotel. Apoio Cultural:  FCP – Cine Líbero Luxardo – Funtelpa – Pará 2000- Distribuidora Estrela do Norte.