Estudante paraense conquista competição internacional de ideias inovadoras

Na sexta-feira passada (22), Ediléia Martins conversou com o estudante do último ano de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA), Micael Rubens. O aluno venceu o primeiro lugar na competição Falling Walls LAB, uma competição internacional de ideias transformadoras, que neste ano realizou uma etapa nacional em Fortaleza.

A ideia do estudante é usar um resíduo do processo de beneficiamento do caulim (um tipo de minério) da Amazônia para o desenvolvimento de um cimento de menor impacto ambiental. No início do mês, ele foi para a Alemanha experimentar a troca com outros pesquisadores e instituições europeias.

Segundo ele, “o Falling Walls é patrocinado pelo Falling Walls Foundation, que é uma organização da Alemanha. É basicamente um fórum internacional que reúne pessoas de várias áreas do conhecimento: pesquisadores, profissionais, políticos e, principalmente estudantes.

Ele tem como objetivo apresentar ideias e projetos de pesquisa ou planos de negócios para derrubar alguma parede, muro para a sociedade. Eles fazem uma comparação com o Muro de Berlim.

Esse ano foi o aniversário de 30 anos da queda do Muro de Berlim e mais uma vez se sucedeu esse evento. Foram cerca de cem competidores: estudantes e pesquisadores de 60 países puderam, durante alguns dias, apresentar suas propostas de pesquisa em pitchs de três minutos para defender sua ideia”, esclarece o futuro engenheiro.

Na entrevista, Micael conta que ganhou três prêmios: “Além de representar o Brasil na Alemanha na final do Falling Walls, eu ganhei um convite para conhecer qualquer instituto de pesquisa da Europa. O terceiro prêmio foi fazer um curso de empreendedorismo na Alemanha”, destaca ele.