Escolas Tecnológicas do Pará vão oferecer 6.440 vagas para 118 cursos

eetepaA Secretaria de Estado de Estado de Educação (Seduc) abrirá na próxima segunda-feira (2), no site www.seduc.pa.gov.br, as inscrições ao Processo Seletivo 2015 da Rede de Educação Tecnológica do Estado, com a oferta de 6.440 vagas para 118 cursos, em 18 escolas tecnológicas localizadas em todas as regiões paraenses. As vagas são distribuídas em 2.960 para 48 cursos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; 1.440 vagas para 28 cursos do Ensino Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e 2.040 vagas em 42 cursos da modalidade Ensino Subsequente. As inscrições podem ser feitas no período de 2  a 13 de fevereiro de 2015.

A novidade do processo seletivo é a oferta de cursos técnicos nos municípios de Vigia de Nazaré (no nordeste) e Oriximiná (no oeste), cujas escolas foram inauguradas em 2014 e ofertam cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

A seleção dos candidatos será feita com base nas informações prestadas no ato da inscrição, na escolha da concorrência por uma vaga nas escolas/cursos/turnos, conforme o Edital disponível no site da Seduc. O processo seletivo é orientado pela Secretaria Adjunta de Ensino (Saen/Seduc) e executado pela Coordenadoria de Educação Profissional (Coep), da Secretaria de Educação. De acordo com o edital, para o curso técnico do Ensino Médio Integrado, Proeja e Subsequente, a oferta de turma será garantida mediante o número mínimo de 30 alunos selecionados no curso/turno.

Integrado – O curso técnico de nível médio na modalidade Ensino Médio Integrado é exclusivo para o candidato que já concluiu o Ensino Fundamental e tenha até 17 anos e 11 meses completos até a data da matrícula.

O candidato escolherá o curso pretendido no ato da matrícula e definirá uma segunda opção de curso. A convocação para a segunda opção está condicionada às vagas remanescentes, após esgotada a listagem de candidatos classificados em primeira opção de curso. A divulgação dos candidatos classificados será feita no site da Seduc, no dia 19 de fevereiro. O Ensino Médio Integrado tem cursos com duração de quatro anos (oito semestres).

Proeja – O curso técnico do Ensino Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos é destinado a alunos com idade mínima de 18 anos, que tenham concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula. É vedada a inscrição para alunos que já concluíram o Ensino Médio.

O processo de inscrição no processo seletivo segue o mesmo modelo do Ensino Médio Integrado, inclusive com destinação de 5% das vagas para pessoas com deficiências,  obedecendo aos critérios de seleção. Os cursos do Proeja têm duração de três anos (seis semestres).

Subsequente – O Ensino Subsequente abrange cursos técnicos para estudantes que concluíram o Ensino Médio. No processo seletivo, 50% das vagas são destinadas a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O restante das vagas será preenchido da seguinte forma: 45% por candidatos que não fizeram o Enem e 5% por candidatos com deficiências. Os cursos técnicos na modalidade Subsequente têm duração de dois anos (quatro semestres).

Na Escola Estadual de Educação  Profissional e Tecnológica de Oriximiná, localizada na Rua Dr. Lauro Sodré, no bairro Cidade Nova, é ofertado o curso Técnico de Ensino Médio Integrado em Agropecuária, com 160 vagas. No Proeja, também em Oriximiná, haverá duas turmas noturnas (total de 80 vagas), para o curso Técnico em Agropecuária.

Em Vigia de Nazaré, a Escola de Educação Profissional e Tecnológica, localizada na Rodovia PA-412, KM-02, no bairro Siqueira, oferta dois cursos do Ensino Médio Integrado: Técnico em Meio Ambiente, com 160 vagas, em dois turnos, e Técnico em Processamento de Pescado, com 80 vagas, em dois turnos. No Proeja são ofertadas 80 vagas no curso Técnico em Meio Ambiente. Mais informações estão disponíveis na Central de Atendimento (08002800078).

Eduardo Rocha
Secretaria de Estado de Educação