Escolas municipais retornam com 100% das turmas presenciais

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), conclui nesta segunda-feira, 21, o plano de retorno presencial com 100% das turmas na maioria das 204 unidades educativas.

Medidas de biossegurança e aplicativo Guardiões da Saúde na Educação, de monitoramento de casos suspeitos de covid-19, são os responsáveis pela garantia do retorno presencial seguro. Além do avanço da vacinação na capital para crianças a partir de 5 anos.

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, a Semec comemora e destaca a importância das crianças se vacinarem e retornarem às aulas para serem educadas e alfabetizadas dentro da escola.

“É fundamental que a gente consiga cuidar das crianças e educar no processo de biossegurança de lavar as mãos, utilizar o álcool, manter o distanciamento, continuar os cuidados pertinentes agora nesse período que a gente ainda tá na pandemia. É fundamental que elas retornem. A gente só pode fazer uma educação de qualidade com o ensino presencial e garantir o processo de ensino-aprendizagem”, afirmou a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt.

Retorno – Esta retomada 100% ocorre de acordo com a autonomia e realidade de cada escola, e também considerando o cronograma de reforma em algumas unidades, conforme a proposta de governo “Escolas para todos”, que visa oferecer qualidade física dos espaços e metodologia diferenciada.

Os alunos que não retornarem presencialmente nesse momento continuarão sendo atendidos pelo ensino não presencial recebendo atividades imprensas e livros didáticos com orientações para estudar em casa.

Satisfação

Os responsáveis dos alunos se mostram satisfeitos. A vendedora, Liliani Sales, 24 anos, é mãe do Kaleb Sales Silva, 5 anos, estudante da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Cleonice Oliveira Conceição, no bairro do Tapanã. Ela reconhece o empenho da escola no retorno presencial.

“Essa é uma das escolas maravilhosas que já conheci. Achei muito bom o retorno, primeiro com 50%, e vejo o cuidado que eles têm com as nossas crianças. E agora com 100% vai ser muito importante. Meu filho já tomou as duas doses da vacina. E vai ser ótimo para nós, mães, poder deixar os nossos filhos em um lugar seguro e poder trabalhar”, disse Liliani, esperançosa para o fim da pandemia.

Nilce Tatiane Vaz de Barros do Carmo, 33 anos, servidora pública, é mãe da Clara Nicolene, 14 anos, estudante do 9º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manuela Freitas, localizada no bairro de São Brás.

“Foi ótimo o retorno presencial, porque a escola é bem organizada. Fico tranquila do retorno 100%, porque a milha filha já tomou a primeira e segunda doses da vacina contra a covid-19”.

Retrospectiva – O retorno presencial das aulas na rede municipal de Belém iniciou-se no dia 7 de fevereiro, de forma gradual e escalonada, do ensino fundamental maior (6º ao 9º ano) e 3ª e 4ª Totalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Depois, no dia 14, com o ensino fundamental menor (1º ao 5º ano) e 1ª e 2ª Totalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, além da educação infantil.

Todas as escolas continuam seguindo os protocolos de biossegurança com escolas equipadas com pias na entrada, álcool em gel, tapete sanitizante, termômetros para aferição de temperatura e medidas de demarcação de distanciamento físico.

Guardiões – As unidades escolares também contam com apoio do projeto Guardiões da Saúde na Educação, que, com o auxílio de um aplicativo, monitora e notifica os casos suspeitos de covid-19 e síndromes gripais, acionando a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para o atendimento de estudantes e servidores.

Esta inovação tecnológica foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Universidade Federal do Pará (UFPA). É um projeto único no Brasil. De 7 de fevereiro a 18 de março, no retorno presencial de 2022, o aplicativo já registrou 29 notificações em 13 escolas, com somente 5 casos confirmados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui