ESCOLAS DE ENSINO TÉCNICO DO PARÁ OFERTAM 7.620 VAGAS

Cerca de 7.620 vagas em 191 cursos estão sendo ofertadas  na Rede de Escolas de Ensino Técnico do Pará no processo seletivo 2016. As inscrições são realizadas no portal da Seduc, no endereço www.seduc.pa.gov.br, até o dia 10 de fevereiro, com o resultado da primeira chamada previsto para o dia 12 de fevereiro.

ESCOLAS DE ENSINO TÉCNICO DO PARÁ OFERTAM 7.620 VAGAS

As vagas serão ofertadas em três modalidades: Ensino Médio Integrado, com 3.780 vagas, para alunos que concluintes do Ensino Fundamental e que irão o Ensino Médio em 2016; Programa Educação de Jovens e Adulto (PROEJA), com 920 vagas ofertadas nesta área e na modalidade Subsequente, com cerca de 2.920 vagas ofertadas para alunos que já concluíram o Ensino Médio.

São vários cursos técnicos ofertados em várias áreas de atuação como Segurança do Trabalho, Agricultura, Agronegócio, Secretariado, Manutenção e Suporte, Redes de Computadores, Alimento, Agroindústria, Nutrição e Dietética, Podologia, Meio Ambiente, Eletrotécnica, Edificações, Administração, Marketing e Comércio, entre outros.

A seleção dos alunos atende vários critérios. Na modalidade Integrado os estudantes serão avaliados em quatro critérios: ter concluído o Ensino Fundamental, ter cursado o Ensino Fundamental em Escola Pública ou em escola privada com bolsa de estudos, ter cursado o Ensino Fundamental maior (5ª a 8ª série) em escola da rede estadual e ser participante de programa de transferência de renda, com 5% do total das vagas para alunos com deficiência.

Já na modalidade Proeja são atendidos os mesmos critérios de seleção do Integrado, mas o percentual de vagas será distribuído da seguinte forma: 60% para alunos com idade acima de 24 anos e 11 meses, 35% para estudantes de 18 a 24 anos e 5% para estudantes com deficiência.

Na modalidade Subsequente, 60% das vagas serão destinadas para ex- alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2013, 2014 e 2015; 35% para os quais que não realizaram o Enem e 5% para ex-alunos com deficiência.

Essas ofertas de capacitação profissional irão levar mais oportunidades no mercado de trabalho e uma melhor qualidade de vida para alunos e ex-alunos da rede estadual de ensino, além disso, contribui para o desenvolvimento social e econômico local e regional atendendo a demanda produtiva do estado.

Esse foi o caso de Rafael Loureiro, ex-aluno da Escola Tecnológica Magalhães Barata, onde estudou o Curso de Técnico em Informática e a partir daí muitas mudanças correram na sua vida profissional. Rafael disse que começou a estagiar na empresa Computer Storet, por indicação da própria etepa e logo depois participou de um processo de seleção curricular e entrevista e foi contratado pela própria Seduc para trabalhar na Coordenadoria de Recursos Técnicos e Informática (CRTI), como Técnico de Suporte.

“A escola tecnológica abriu as portas do mercado de trabalho para mim. Tive uma boa formação, oportunidade de conseguir o meu primeiro emprego na área e hoje estou me especializando ainda mais, fazendo o Curso de Aperfeiçoamento em Rede e outro de Engenharia”, destacou Rafael.

“O objetivo da secretaria é atender as demandas do mercado de trabalho, com mais qualificação profissional, disponibilizando para o mercado de trabalho profissionais qualificados e atendo a necessidade de acesso ao emprego desses jovens, em várias faixas etárias”, destacou Mari Almeida, coordenadora da Educação Profissional.

Mais informações sobre os cursos, documentação e datas de resultados e recusos podem ser obtidas no edital que estárá disponível a partir desta segunda no Portal da Seduc. As da Rede de Ensino Técnico do Estado do Pará que ofertarão Cursos Técnicos em 2016 estão listadas abaixo.

7 NA CAPITAL

1. EETEPA PROFº ANÍSIO TEIXEIRA;

2. ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA;

3. E.E.E.M PAES DE CARVALHO;

4. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ;

5. E.E.E.F.M. DEODORO DE MENDONÇA;

6. E.E.E.M.FRANCISCO DA SILVA NUNES;

7. EETEPA ICOARACI – Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo – CACAU;

11 NOS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO ESTADO

8.  EEEFM CENTRO DE EDUCACAO PROFISSIONAL DOM ARISTIDES PIROVANO – MARITUBA

9.  EEEFM JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA – BENEVIDES

10. CENTRO INTEGRADO DE EDUCACAO DO BAIXO TOCANTINS – CAMETÁ

11. EETEPA TAILÂNDIA – TAILÂNDIA

12. EETEPA MONTE ALEGRE – MONTE ALEGRE

13. EETEPA ORIXIMINÁ – ORIXIMINÁ

14. EEEM IRMÃ ALBERTINA LEITÃO – SANTA IZABEL

15. EETEPA VIGIA DE NAZARÉ – VIGIA DE NAZARÉ

16. EETEPA ITAITUBA – ITAITUBA

17. EETEPA PARAGOMINAS – PARAGOMINAS

18. EETEPA SALVATERRA – SALVATERRA

Faça sua inscrição. Clique aqui!

Texto: Eliane Cardoso/Ascom Seduc