Em parceria com a Amazonastur, ADS irá promover produtos amazônicos

Os produtos amazônicos estarão nos principais eventos internacionais de turismo

O presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Flávio Antony Filho, e a diretora-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Roselene Silva de Medeiros, se reuniram, nesta terça-feira (11/02), para estreitar a parceria que visa promover os produtos amazônicos e o setor primário do Estado em eventos regionais, nacionais e internacionais.

A iniciativa deve impulsionar a procura por produtos oriundos de cooperativas, agroindústrias, associações e agricultura familiar do Amazonas, a partir de feiras e ações de turismo realizadas no Brasil e no exterior.

“Nós precisamos apresentar as nossas potencialidades no Brasil e no exterior. É com uma grata surpresa que a gente vê que a ADS está com produtos maravilhosos, prontos para exportação, e é aí que entra a Amazonastur. Nessa parceria de promover esses produtos, fazer com que eles sejam conhecidos. A partir disso, nós passamos a fomentar mais emprego e renda para a nossa população”, disse a presidente da Amazonastur, Roselene Silva de Medeiros.

O presidente Flávio Antony Filho destaca a projeção a curto e médio prazos que essa iniciativa trará para os produtores e microempreendedores do Amazonas. “O turismo é fonte de conhecimento. O contato que o público terá com os produtos amazônicos, em suas diferentes formas de se apresentar, com certeza irá estimular a curiosidade, o consumo e, consequentemente, o fomento à produção no Estado”, comentou.

Itens regionais

Atualmente, a ADS trabalha com mais de 400 itens regionais nos programas de comercialização, principalmente nas feiras da Agência realizadas semanalmente em pontos de grande movimentação. Entre os produtos amazônicos estão também os processados como a geleia de jambo, o azeite de pimenta murupi, os óleos vegetais, entre outros.

“Essa parceria que começou em 2019 vai se intensificar. Em todos os eventos em que a Amazonastur tiver um estande, a ADS também terá um espaço. O primeiro vai ser agora na WTM (Latin America), um evento internacional que acontece em São Paulo. Lá vamos tentar emplacar algum produto daqui da nossa floresta dentro do espaço do Ministério do Turismo”, destacou Roselene.

Além do ‘World Travel Market Latin America 2020’ que será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, os produtos amazônicos, por meio da ADS, também estarão presentes no Festival de Parintins, no Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta (GCF), no Salão Turismo, realizados anualmente pela empresa Amazonastur, e em outros eventos.