Educação fiscal é um dos temas de congresso de contabilidade na UFPA

Resize (6)

Na programação do II Congresso de Extensão em Contabilidade, que tem como tema “Contabilidade para o controle social e o exercício da cidadania”, nesta quinta-feira (10), na Universidade Federal do Pará (UFPA), um dos temas foi a educação fiscal.

O tema do dia foi “Contabilidade, Tributação e Educação Fiscal”. A primeira palestra foi “Educação fiscal, um convite à cidadania”, tendo como palestrante Marinea Carvalho dos Santos, antropóloga e técnica em Gestão da Secretaria da Fazenda (Sefa).
Em seguida a conversa foi sobre “Aceitação Social do Tributo”, com Armando Alao, analista tributário da Receita Federal. O técnico da Sefa Rivail Figueiredo Filho falou sobre a cota-parte dos municípios. À tarde, Rutilene Garcia, coordenadora do Programa Nota Fiscal Cidadã, de estímulo à cidadania fiscal, apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas.

Para animar os participantes, o evento teve a presença dos bonecos da Nota Fiscal Cidadã – cupom e nota –, conversando sobre a importância de pedir documentário fiscal. Para a coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal, Zilda Benjamin, a participação no evento é importante, pois, “além de possibilitar a divulgação do Programa de Educação Fiscal para o todo o curso de Ciências Contábeis, fortalece a parceria com a Universidade Federal do Pará”.

O congresso, desenvolvido pelo Programa Integrado de Excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão, termina na sexta-feira (11), no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus básico do Guamá, em Belém.

Ana Marcia Pantoja
Secretaria de Estado da Fazenda