Dificuldade em emagrecer? Fator mental pode estar te atrapalhando

“Ciclo do arrependimento” consiste em comportamentos repetitivos que sabotam o emagrecimento

No processo de emagrecimento é necessário centralizar-se em determinado objetivo e criar uma rotina de hábitos que irão te levar ao que você busca. Mas esse processo não é fácil: é necessário consciência e preparo mental. Sem isso, é provável que você caia no “ciclo do arrependimento”, comum entre quem passa pelo processo de perda de peso.
O “ciclo do arrependimento” consiste em comportamentos repetitivos que sabotam o emagrecimento.

“Quando se busca perder peso, é essencial lembrar que não adianta emagrecer o corpo e esquecer de trabalhar a mente. Pois a tendência é sempre voltar a repetir os mesmos comportamentos de antes – e consequentemente engordar novamente. Lembre-se: não adianta reeducar o prato e não adotar de vez os novos hábitos”, adverte a coach de emagrecimento Fernanda D’avila.

Entenda o ciclo do arrependimento explicado por Fernanda D’avila e deixe de sabotar o seu processo de emagrecimento:

1- Planeja o ínicio…

Você traça um planejamento para começar a mudar a sua rotina – até porque você precisa mudar.

MAS pergunta se vai mesmo conseguir

É então que a falta de autoconfiança se manifesta: “depois de se planejar e se motivar, você começa a questionar: “caramba, será que dessa vez eu consigo?” Em seguida, passa a pensar em quão grande vai ser o esforço necessário e em todas as suas outras obrigações”, exemplifica Fernanda D’avila.

2- Cria obstáculos (desculpas)

Em decorrência da falta de autoconfiança, a pessoa impõe obstáculos que impossibilitam o seu processo de emagrecimento. Fernanda D’avila conta que realizou um estudo de caso com participantes do seu Método de Emagrecimento Rápido e frequentemente a “falta de tempo” e “frustração com experiências anteriores” era listada como razões para que a pessoa desistisse do processo de perda de peso mais uma vez.

3- Procrastina e desiste

Após mentalizar os obstáculos, a pessoa procrastina e isso leva a desistência do processo de emagrecimento. Esse comportamento é comum, mas não se trata só de desistir de perder peso: é desistir de você.

4- Arrependimento

Após a desistência, chega então o arrependimento: “aí você fala: “caramba, se eu tivesse feito aquilo, se eu conseguisse me manter focada, se eu tivesse cuidado da minha alimentação e treinado”. É bem assim, não é?” pontua Fernanda D’avila. “Bom, depois de tudo que eu disse, você reparou que em nenhum momento eu citei nenhum tipo de erro na dieta e no treinamento? Foi só sua mente e comportamentos?”, afirma a coach de emagrecimento.

Entenda qual é o papel da sua mente e consequentemente dos seus comportamentos no processo de emagrecimento. Perder peso não é fácil, mas também não pode ser difícil ao extremo. Não basta apenas uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos temporários, é necessário uma mudança profunda de hábitos e, às vezes, até mesmo de estilo de vida.

Recomendação da Fernanda D’avila: avalie as travas e os bloqueios mentais do cliente e/ou paciente para fazer um trabalho de reprogramação mental juntamente com a alimentação e treinamento. É necessário saber que os pensamentos sabotadores estarão presentes no nosso dia a dia, mas com as ferramentas certas o jogo muda, e o emagrecimento definitivo começa a ser instalado. Atuo sempre com uma equipe multidisciplinar e por isso minhas alunas conseguem ter uma mudança super rápida na balança e na mente.

Sobre Fernanda D’avila

Fernanda D’avila é Coach Comportamental formada pela IBC e Fisioterapeuta formada pela UVA com especialidade em estética, casada com Marcos Junior empresario, conhecido como Professor Junior, formado em Educação Física pela UFRJ, há mais de 20 anos.

Fernanda cresceu envolvida com dança, atividade física e qualidade de vida. Foi bailarina do Domingão do Faustão por 8 anos e propagava nas redes o seu estilo de vida saudável, e sempre se deparava com histórias de pessoas querendo perder peso e emagrecer.

“No começo da pandemia desenvolvi um método de emagrecimento rápido e definitivo para salvar a minha mãe e o meu irmão do sobrepeso. Também convidamos homens e mulheres de diversas idades para realizarmos um estudo de caso. Além de ter aplicado também em mim e no meu marido.”

O resultado foi surpreendente e mediante, ela lançou o seu Programa de Emagrecimento Rápido e definitivo: Programa 6K7D. “Ajudo pessoas a emagrecerem definitivamente perdendo até 6kg já na primeira semana sem efeito sanfona”, afirma Fernanda D’Avila. O programa conta com uma equipe multidisciplinar ( nutricionista, educador físico e suporte diário).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui