Dez prisões por alcoolemia e 13 autuações de motoristas que dirigiam sob a influência de bebida alcoólica foram o resultado do primeiro dia da operação do Departamento de Trânsito (Detran) para coibir a combinação entre álcool e direção, prática recorrente entre alguns condutores que costumam curtir o feriadão nas praias do estado. O governo do Estado reforçou a fiscalização nos principais municípios do Pará durante a Semana Santa e, em Santa Bárbara e em Salinópolis, os agentes executam desde a última sexta-feira (15) a Operação Lei Seca, com barreiras de fiscalização diárias. A alcoolemia está entre as principais causas de lesões graves no trânsito. Durante a Sexta-feira Santa, as rodovias estaduais registraram três acidentes sem mortes, mas com danos materiais.
Em Salinópolis, onde os casos de alcoolemia costumam ser mais frequentes, a Lei Seca para quem está conduzindo veículos, é aplicada em parceria com os agentes de trânsito do Policiamento Rodoviário Estadual e a fiscalização ostensiva ocorre na PA-444, no sentido de saída das praias do Atalaia e Farol Velho. O agente do Detran Wallison Souza explica que todos os veículos são parados e os condutores são submetidos ao teste do etilômetro passivo. Se durante a triagem o alerta vermelho do equipamento for acionado, o condutor é submetido ao teste definitivo. Souza destaca que muitos condutores insistem em beber e dirigir. “Para os motoristas que estiverem bebendo, a orientação é conseguir outra pessoa que possa conduzir o veículo em segurança”, orienta o agente.
A Operação Feriados do Detran é realizada em 23 municípios paraenses, com um efetivo de mais de 200 agentes de fiscalização.