Cursinho Pré-Vestibular Municipal comemora com aprovados no listão da UFPA e da Uepa

Após grande expectativa, o listão da Universidade Federal do Pará (UFPA) será divulgado nesta quinta-feira, 30, às 14h. E como tradição, o Cursinho Pré-Vestibular Municipal celebra aprovação dos seus estudantes com a festa “Sou Federal”. Cerca de 1.200 estudantes do cursinho estão na expectativa de realizar o sonho de entrar para a universidade pública.

O cursinho também vai comemorar as aprovações na Universidade Estadual do Pará (Uepa), cujo listão será divulgado às 10h de hoje.

Com um palco montado na frente do prédio, o cursinho começará a partir das 12h a comemoração com a presença do professor de Educação Física Xocolate, que vai animar a festa, junto com uma banda de fanfarra e Dj. A leitura do listão geralmente demora 4 horas e a previsão é que a festa entre pela noite.

Com a divulgação do resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi possível conferir que muitos alunos tiram acima de 900 pontos na redação, que corresponde a 2% no geral do Brasil. Até, o momento, o cursinho tem 88 alunos com notas a partir de 900 pontos na redação. E dois alunos com 980 pontos.

Mais de 85% dos alunos ficaram acima da média nacional de 592,9 pontos na redação, que corresponde a mais de 700 alunos. Não há registro, mas provavelmente este ano será a primeira vez que os listões da Uepa e da UFPA serão divulgados no mesmo dia.

Importa ressaltar ainda, que no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o cursinho já contabilizou 69 aprovações. Destes, houve dois primeiros lugares gerais um na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Pelo Brasil, alunos do Cursinho Municipal já conquistaram dez primeiros lugares, sete segundos lugares e 12 terceiros lugares.

Balanço – O cursinho Pré-Vestibular Municipal é uma iniciativa da Prefeitura de Belém que vem realizando o sonho de muitos alunos da rede pública de entrar para a universidade. Este ano, foi implantado um novo polo em Outeiro, que funciona na Escola Bosque.

Desde o primeiro ano do cursinho, as aprovações foram sempre expressivas dentro e fora do Estado. No vestibular 2019, o cursinho registrou mais de 600 aprovações em universidades não só do Estado, mas também de outras regiões.

O grande diferencial do curso preparatório é o projeto “Premil”, que trabalha a redação de uma forma global, incluindo noções de direito constitucional, filosofia, sociologia, biotecnologia e artes. E, ainda, o projeto “Promais”, que reforça a matemática básica aos alunos. O cursinho atende a cerca de 1.200 alunos.

Inscrições – As matrículas do cursinho para 2020 estão previstas para o início de fevereiro e é preciso ser aluno de escola pública ou bolsista integral. É preciso apresentar a última nota do Enem ou o boletim escolar para quem vai fazer o exame pela primeira vez. A inscrição pode ser feita pelo link: http://www.belem.pa.gov.br/prevestibular/?p=1642

Sugestão de entrevistados:

– Karine Coelho de Souza, 1º lugar geral em Pedagogia na Ufam e aguarda aprovação em Direito na UFPA e Pedagogia na Uepa.

– Bianka Ferreira de Carvalho, 2º lugar em Medicina Veterinária na Ufra e aguarda aprovação em Odontologia na UFPA.

– Jamara Oliveira, 3º lugar em Terapia Ocupacional na UFRJ e aguarda aprovação na UFPA.

– Professor Branco Ramos, coordenador do cursinho.