Cultura, arte e gastronomia estão na programação do Círio dos Povos, da Fumbel

Fé, arte, cultura, emoção. Essas palavras marcam a chegada do mês de outubro para grande parte da população de Belém. Mesmo em formatos diferenciados, em virtude da pandemia, o Círio de Nazaré traz consigo um colorido diferente, para a cidade e seus habitantes. A cultura fervilha, assim como as panelas de maniçoba espalhadas pelos quatro cantos de Belém.

A quadra nazarena chegou e junto com ela o entusiasmo e alegria, característicos da época. A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) celebra a tradicional festa paraense, por meio de uma grande programação que envolve teatro, gastronomia, dança e música.

O Memorial dos Povos abrirá as portas para receber o Círio dos Povos, evento organizado pela Fumbel por meio do Departamento de Ação Cultural (Deac). A programação ocorre nesta terça-feira, 05 de outubro, a partir das 16h.

O Círio dos Povos tem uma proposta que abraça os amantes da cultura popular e aqueles que se encantam com as diversas manifestações artísticas, que ocorrem na quadra nazarena. O anfiteatro Celso Michiles será palco de apresentações musicais, de dança e de performances teatrais, com temáticas referentes ao Círio. Além disso, o Memorial dos Povos também dará espaço para artesãos e profissionais da gastronomia típica mostrarem seu trabalho ao público.

A Casa Museu Francisco Bolonha também contará com uma programação diferenciada. O evento marca a reabertura das visitações ao Palacete, que posteriormente deverão ocorrer por agendamento. A ouvidora do Município de Belém, indígena Márcia Kambeba, estará presente na Sala de Cinema Acyr Castro, para contar histórias de seu povo para crianças.

Além disso, o Palacete Bolonha reabrirá suas portas ao público para a exposição Mantos de Rios. A exposição que traz mantos de Nossa Senhora e barcos de madeira,  é uma parceria entre Fumbel e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O material exposto foi produzido por pessoas encarceradas em um projeto de reintegração social.

Serviço:
Círio dos Povos
Data: 5 de outubro de 2021
Horário: A partir de 16h
Local: Memorial dos Povos
>> Confira a programação completa:
== 
Palacete Bolonha, Salão 1:
16h – Contação de Histórias com Márcia Kambeba
== Sala de Cinema Acyr Castro
16h – Mostra de Curta metragens sobre o Círio
== Anfiteatro Celso Michiles
16h – Coral Metropolitano de Belém
16:30h – Banda da Guarda Municipal
17h – Grupo Parafolclórico Cia da Amazônia
17:30h – Performance Eloy Iglesias
18h: Show Musical “Círios”. Alba Maria
18:30h: Canto João da Hora – Representação artística do Auto do Círio