A médica oftalmologista Gabriela Félix, que presta serviço público e particular, se mostrou preocupada com o número de crianças que estão apresentando graves problemas de visão devido ao uso abusivo de aparelhos eletrônicos.

Ela disse que os pais compram aparelhos de celular e outros aparelhos eletrônicos que são prejudiciais porque liberam luz azul que é extremamente danosa para a saúde dos olhos. A preocupação ainda é porque as crianças estão em fase de desenvolvimento no processo da visão e, o uso em excesso desses aparelhos estão prejudicando essa formação.

“Existem malefícios diante do uso de celulares, tablets, notebooks e computadores por crianças. Vários estudos já mostraram que quando esses aparelhos são usados de forma habitual e por períodos prolongados, eles provocam sim danos oculares, como indução de grau, como a miopia. Essa miopia tende a aumentar de forma mais rápida. Sem falar na síndrome do olho seco! Essas crianças podem apresentar ardência ocular, o olhinho ficar vermelho, lacrimejamento…sem contar também que a luz azul emitida por esses aparelhos pode causar danos a estrutura ocular. Os pais devem se conscientizar e tentar reduzir o uso ao máximo possível a exposição das crianças a esses aparelhos, afim de que elas tenham um desenvolvimento ocular adequado para sua idade”, descreveu Dra. Gabriela.

A médica Gabriela orienta os pais e familiares de crianças e adolescentes que não deixem de consultar um oftalmologista, em especial em períodos de férias escolares. A consulta permitirá até mesmo prevenir problemas mais graves no futuro e ainda ajudará no desenvolvimento e rendimento escolar.

A LUZ AZUL

Não vamos entrar em detalhes científicos. Mas, é importante entender como funciona a sensibilidade dos nossos olhos para luzes visíveis e não visíveis.

A luz azul poder ser divida em dois tipos:

  • Luz azul turquesa (boa)
  • Luz azul violeta (ruim)

Veja as principais diferenças entre elas:

Luz Azul Turquesa

A azul turquesa é a luz benéfica para os nossos olhos e são emitidos pelos raios solares. Ela ajuda na vitamina D para o nosso corpo, além de contribuir na regulação do nosso ciclo circadiano que nada mais é que o ciclo de sono natural em nosso corpo, onde a variação de luz influencia no nosso comportamento seja de dia ou de noite.

Quando estamos expostos à luz azul natural (a luz do Sol), nosso corpo libera hormônios. Um destes hormônios é a serotonina, responsável sensação pela felicidade e bem-estar, e que, quando liberada, consequentemente, nos faz sentir mais ativos e dispostos.

Ou seja, a exposição de luz azul durante o dia ajuda manter o ciclo de sono saudável.

Luz Azul Violeta

A azul violeta é a luz prejudicial aos olhos e é justamente essa que é emitida por aparelhos eletrônicos como smartphones, computadores, TV, lâmpadas LED (diodo emissor de luz), entre outros. Essa luz pode trazer danos sérios a nossa visão e ao sono. Isso acontece porque a luz azul violeta bloqueia a nossa produção do hormônio de melatonina. Esse hormônio é responsável por regular o momento de dormir.

Então, ao usar celulares antes de dormir, passamos a mensagem para nosso corpo que é dia e isso pode impedir que tenhamos uma boa noite de sono, podendo levar à insonia. Também, pode causar danos ao nosso organismo, especialmente à nossa visão, pois ela afeta as camadas mais profundas dos nossos olhos, como o cristalino e a córnea (raio UVA).