Corrida e travessia abrem o Verão da Gente 2022 em Mosqueiro

Muito calor, sol, mar e atividades físicas esperam a população de Belém no Verão da Gente 2022. A Corrida do Sol 2022 e o Circuito Paraense de Águas Abertas – Travessia Murubira-Farol abriram a programação de verão da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) na ilha de Mosqueiro, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), que está com programação extensa para este mês de julho na ilha. Mais mil pessoas participaram das atividades esportivas neste domingo, 03.

A 7ª edição da Corrida do Sol, parceria entre a Prefeitura de Belém e a Chip Belém, teve 16 Km de percurso, com largada às 6h do Caramanchão, na praia do Chapéu Virado. Os corredores passaram pelo Porto Arthur, Murubira, Ariramba, Praia Grande, Farol, até retornarem ao Chapéu Virado. Cerca de mil pessoas se inscreveram para a corrida em Mosqueiro.

A Corrida do Sol premiou os vencedores com troféus, além de um valor em dinheiro para os três primeiros colocados no masculino e no feminino. O vencedor no masculino foi Rosivaldo Silva, de 44 anos, representando a equipe Remo Runners. Esta foi a quarta vez, em seis participações, que Rosivaldo venceu a Corrida do Sol.

“É uma felicidade muito grande, porque sou do interior de Bragança, trabalho na roça e tenho pouco tempo para treinar. Espero que esta vitória chame a atenção de patrocinadores”, declarou Rosivaldo, que corre há 27 anos.

A vencedora no feminino foi a estreante Silvana Lacerda, de 46 anos, da equipe Fadell. “Vencer esta corrida foi o melhor incentivo para eu continuar disputando provas. Premiou meu foco e disciplina, venho treinando duas horas todos os dias, rigorosamente”, destacou a corredora, que neste ano conquistou o vice-campeonato da Corrida da Guarda Municipal de Belém e é a atual tricampeã estadual dos cinco mil metros.

Águas Abertas – Após a corrida, 60 nadadores atravessaram três quilômetros na baía da praia do Murubira até a praia do Farol no Circuito Paraense de Águas Abertas – Troféu Lília Maria Faro, que homenageia a ex-nadadora, professora e servidora da Sejel. O evento, realizado em parceria com a Federal Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA), voltou a ser realizado em Mosqueiro.

Na categoria geral masculino, os primeiros colocados foram Miquéias Cardoso (Remo), Higor Pedreira (Amapá Natação) e Abmael Sarges (Raia4 Assessoria). Já no feminino, as três primeiras foram Ana Luiza Lobo (Tuna), Lilian Maria Araújo (Remo) e Luana Sampaio Freitas (Remo). Na classificação geral, os primeiros colocados foram o Clube do Remo, com 170 pontos; Raia4 Assessoria Esportiva, com 66 pontos; e a Tuna Luso Brasileira, com 54 pontos.

“Fora o cansaço, é muito legal estar voltando a fazer essa prova. A primeira vez que fiz essa prova tinha 12 anos de idade. Logo depois quando comecei a trabalhar abandonei. Faz três anos que voltei a dar umas braçadas como master. A gente fica muito feliz de completar a prova e levar o ouro”, afirmou Miquéias.

Para ele, a realização do evento é muito importante para os atletas. “Os eventos de maratona são muito importantes para o Estado, porque é mais uma modalidade para o esporte paraense brilhar, sendo que temos uma atleta brasileira, a Ana Marcela, que todo ano ganha”, falou o remista.

A primeira colocada no feminino Ana Luiza Lobo, de 21 anos, ficou surpresa com o resultado. “Estou treinando desde quando era bem mais nova, mas ganhar foi algo que me surpreendeu”, declarou. Para ela, a principal dificuldade foi a maré no final da prova, que jogou muitos competidores para fora do trajeto. “Aqui no finalzinho foi bem difícil, eu fui jogada para a parte do pórtico. Eu fiz muita força, mas deu tudo certo”, comemorou.

A atleta ficou contente com o retorno do evento. “Fazia muito tempo que não tínhamos uma iniciativa dessa e de grande porte, justamente para conseguir índice para participar de provas maiores. É muito bom e é uma boa oportunidade para os atletas participantes”, assegurou.

A secretaria municipal de Esporte, Juventude de Lazer, Carolina Quemel, ressaltou o empenho de toda a equipe da Sejel para a realização dos eventos. “A Corrida do Sol e o Circuito de Águas Abertas foram dois grandes sucessos e essas foram somente as primeiras atividades para o Verão da Gente que a Sejel realizará em toda a Belém. Teremos mais atividades durante todo o mês para todas as idades”, enfatizou.

O presidente da Federal Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA), Mauro Freitas, agradeceu a parceria com a Sejel e do prefeito de Belém Edmilson Rodrigues. Outros eventos estão sendo planejados para o final do ano para Belém.

Programação – A Sejel retorna com ações no próximo final de semana. As pessoas com deficiência (PcD) e seus familiares poderão aproveitar o banho acessível no sábado, 9, das 9h às 16h. A equipe da Sejel ajudará pessoas com dificuldade de locomoção a tomarem banho na praia com materiais especiais.

No mesmo dia haverá disputas de futsal, handebol de praia e o projeto Brinca Belém, com muito lazer para as crianças na praia do Carananduba. No próximo domingo, 10, haverá aula de ritmos, a partir das 9h, na praia do Farol.

A Sejel ainda levará durante esse mês atividades para os outros locais de Belém. Na próxima quarta-feira, 6, a secretaria estará com aula de ritmos, treino funcional, atividades esportivas e o Brinca Belém para o Portal da Amazônia, das 18h às 21h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui