Coronavírus: ‘Lave as mãos pelo menos seis vezes por dia’

Ele analisou dados, de 2006 a 2009, sobre vírus estruturalmente muito semelhantes à cepa mortal da pandemia que circula atualmente.

Os coronavírus são uma família de vírus que geralmente causa doenças leves, como o resfriado comum.

E todos eles, incluindo o pandêmico, podem ser mortos por água e sabão.

Todo inverno, o Conselho de Pesquisa Médica pergunta às pessoas na Inglaterra se elas têm sintomas respiratórios semelhantes aos da gripe e testa aqueles que fazem infecções comuns por coronavírus pelo resfriado.

E o estudo, publicado na Wellcome Open Research e aguardando a revisão por pares, descobriu que os 1.663 participantes eram muito menos propensos a serem infectados se lavassem as mãos pelo menos seis vezes por dia.

Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia não pareceu reduzir ainda mais o risco de infecção.

A autora do estudo, Sarah Beale, da University College London, disse: “Uma boa higiene das mãos deve ser praticada em todos os momentos, independentemente de você apresentar ou não sintomas.

“Isso ajudará a se proteger e evitará a disseminação involuntária do vírus para outras pessoas ao seu redor”.

Um funcionário da Saúde Pública da Inglaterra disse: “Lavar as mãos regularmente por pelo menos 20 segundos é uma das melhores maneiras de impedir a disseminação do coronavírus, principalmente depois que você assoa o nariz, espirra ou tosse, bem como antes de comer ou cozinhar.

“Além disso, é uma boa idéia adquirir o hábito depois de sair em lugares públicos ou de transporte”.