O ano letivo de 2020 destacou a necessidade do desenvolvimento de competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)  que vão além do currículo tradicional das escolas e também do trabalho pedagógico mediado por tecnologia. Acompanhar essa demanda nem sempre é simples, e neste sentido cursos livres podem ser uma boa opção para se manter atualizado.

Com objetivo de apoiar a formação continuada dos educadores, a Fundação Telefônica Vivo oferece cursos livres com o projeto “Escolas Conectadas” no site ProFuturo. As formações são gratuitas, totalmente online, de curta duração (de 10 à 30 horas), e certificados por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

As inscrições são abertas periódicamente, com vagas limitadas. Mas para não perder o início do curso, existe a opção de ser informado via email ou celular quando as inscrições iniciarem. O prazo de conclusão é de 30 dias corridos, a partir da abertura do curso. Os profissionais terão direito a certificado de conclusão, gerado em formato digital (PDF), que estará disponível na própria plataforma de formação.

Escolas conectadas

O objetivo do projeto é de inserir os educadores na cultura digital, além de estimular o desenvolvimento de competências do século XXI nos alunos, por meio da práticas pedagógicas inovadoras com o auxílio da tecnologia em espaços de formação e discussão. Reforçando assim a importância da inovação, que ultrapassam o tradicional conceito de sala de aula.

Cursos ofertados

São cerca de 40 cursos gratuitos autoformativos que promovem a troca de experiências e a construção coletiva de conhecimento. Buscando trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades para o século século 21, como criatividade, autonomia do professor e, principalmente, a experimentação de novas práticas em um contexto onde o digital se torna cada vez mais presente.

Veja alguns destaques:

– Escrita compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender
– Competência digital básica para a educação (Percurso TIC)
– Incorporar as TIC no planejamento didático (Percurso TIC)
– TIC a serviço da educação: conhecimentos avançados (Percurso TIC)
– Quero inovar! Por onde começo?
– Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção on-line
– Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender
– Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

Acesse aqui para ver o catálogo completo de cursos e realizar a inscrição.