Concursos PM PA e PC PA são confirmados com mais de 3 mil vagas

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) do Pará confirmou a realização do concurso público da Polícia Civil e Polícia Militar. A informação foi publicada na Agência Pará, principal portal de notícias do estado, na quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020. Serão oferecidas 3.900 vagas divididas entre o concurso PM PA e concurso PC PA.

De acordo com a publicação, o prazo de abertura da licitação para escolher a banca organizadora vai começar a partir do dia 17 de fevereiro. O passo seguinte à definição da empresa responsável pelo certame é a divulgação do edital.

Vagas

A seleção vai oferecer oportunidades para diversos cargos. Na Polícia Civil, são 1.495 vagas que serão distribuídas entre as funções de Delegado, Escrivão, Investigador e Papiloscopista.

Já para a Polícia Militar do Pará, são reservadas 2.405 vagas destinadas aos cursos de formação de praças combatentes e de oficiais combatentes.

Segurança pública

Hana Ghassan, titular da Seplad, explica que os concursos públicos fazem parte de um conjunto de ações que visa fortalecer a segurança pública do Pará.

“O concurso da Polícia Civil e Polícia Militar será realizado para incentivar e fomentar os que buscam exercer a atividade pública, além de aumentar o efetivo da categoria e dar mais seguridade ao cidadão”, disse Hana Ghassan.

Quanto ganha um servidor da Polícia Civil do Pará?

Segundo informações, os salários para os diversos cargos na Polícia Civil do pará variam entre R$ 7 mil e chegam ao valor de até R$ 17 mil, além de contar com diversos benefícios, que poderemos ver abaixo:

  • Gratificação de Risco de Vida;
  • Gratificação de Dedicação Exclusiva;
  • Gratificação de Tempo Integral;
  • Gratificação de Polícia Judiciária;
  • Gratificação de Desempenho.

Confira: