Na véspera do aniversário de 406 anos de Belém, o Complexo do Ver-o-Peso, principal cartão postal da capital paraense, transbordava alegria ao som do grupo folclórico Frutos do Mar, que tocava carimbó em frente ao Solar da Beira na manhã desta terça-feira, 11. Quem passava pelo espaço não resistia ao ritmo paraense, que acompanhou a lavagem com banho de cheiro realizada em todo o Complexo do Ver-o-Peso em preparação às comemorações do aniversário da cidade, nesta quarta, 12.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Belém realiza quinzenalmente a lavagem do Complexo do Ver-o-Peso, mas neste mês esta é a segunda vez que o espaço recebe os serviços de limpeza e, segundo a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), até o final de janeiro de 2022 mais uma lavagem está prevista para o local.

A erveira Joseane Silva Santos, 40, que trabalha há mais de 30 anos com a mãe também erveira, Edileia Barros, 56, estava empolgada com a ação da Prefeitura de Belém.

“Todo tempo tá tendo limpeza por aqui”. É muito bom ver ação na véspera do aniversário de Belém”. E foi muito bom também ver o prefeito aqui com a gente”, disse Joseane, que aproveitou para parabenizar a capital paraense. “É muito gratificante pra mim tá mais um ano nessa cidade maravilhosa. Eu amo a minha Belém”.

O prefeito Edmilson Rodrigues acompanhou a lavagem do Ver-o-Peso e conversou com feirantes. “Belém está sendo reconstruída. Estamos implantando nas feiras contêineres subterrâneos, que já estão nas feiras da Cremação, São Brás e da 25 de Setembro. Também vamos ter aqui no Ver-o-Peso e por toda a cidade”, informou o prefeito sobre a implantação das lixeiras subterrâneas em Belém.

Limpeza no Complexo do Ver-o-Peso

Desde 2021, o Governo da Nossa Gente trabalha para manter todo o Complexo do Ver-o-Peso limpo e, assim, garantir um espaço digno para feirantes, consumidores e turistas. Na área da Pedra do Peixe a Prefeitura de Belém, por meio da Sesan, já retirou 12 toneladas de resíduos sólidos.

Em setembro de 2021, com intuito de ordenar e melhorar a coleta de lixo no local, a Prefeitura entregou dez contêineres com capacidade de mil litros.

Para manter a limpeza diária do cartão postal de Belém, a Sesan disponibiliza 40 homens distribuídos em turnos, sendo 20 trabalhadores pela manhã, dez à tarde e dez à noite.