Meio Ambiente

Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental discute ajustes e propostas em reunião no Parque Estadual do Utinga


A primeira reunião ordinária de 2024 da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Pará (CIEA-PA) foi realizada com sucesso no auditório do Centro de Acolhimento do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém. O encontro reuniu representantes de diversas instituições, com destaque para o anfitrião desta vez, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), que desempenha papel importante na gestão ambiental da região.

Durante a reunião, os membros da CIEA debateram a sugestão de ajustes à minuta do Decreto Estadual que regula as atribuições da Comissão, a ser promulgado pelo governador Helder Barbalho. Além disso, foi discutida a consulta às instituições para compor a comissão, garantindo representatividade e diversidade de perspectivas no âmbito da educação ambiental.

Outro ponto importante abordado foi a proposta de metodologia para a realização de uma oficina de alinhamento com a Política Nacional de Educação Ambiental, visando fortalecer as ações da CIEA e sua consonância com diretrizes nacionais. Também foram apresentadas e discutidas as propostas de ação e atividades da Comissão para o primeiro semestre de 2024, com o intuito de planejar e executar ações eficazes em prol da educação ambiental no estado.

No que diz respeito à participação do Ideflor-Bio, a Comissão foi representada pela membro titular Sineide Vasconcelos, acompanhada pelo suplente Auro Dias. A presença ativa do Instituto demonstra o compromisso e a importância atribuídos à educação ambiental e à preservação dos recursos naturais no estado do Pará.

“A reunião da CIEA no Parque Estadual do Utinga foi marcada por debates produtivos e pela troca de experiências entre os diversos representantes das instituições envolvidas. O encontro evidenciou a relevância do trabalho conjunto e da articulação entre os órgãos públicos e a sociedade civil para o desenvolvimento de ações efetivas em prol da educação ambiental e da sustentabilidade no estado”, enfatizou Sineide Vasconcelos.

Vale destacar que a CIEA conta com a participação de representantes de diversas entidades, incluindo as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Emater/PA, a Embrapa, além de representantes de ONGs e da sociedade civil organizada.


admin

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

3 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

3 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

3 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.