Centros de testagem para covid-19 fizeram mais de 6,7 mil testes em menos de um mês em Belém

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) divulgou nesta sexta-feira, 11, o balanço dos atendimentos feitos nos centros de testagem rápida para covid-19 montados pela Prefeitura de Belém, em parceria com instituições de ensino superior. No período de 24 de janeiro até esta sexta, 6.732 pessoas foram testadas e 1.462 (21,7%) tiveram resultado para a doença.

Com a redução do percentual de casos positivos e também a queda pela procura dos testes rápidos, a prefeitura manterá apenas um centro de testagem rápida, a partir de segunda-feira, 14, na Faculdade Cosmopolita, localizada na avenida Tavares Bastos, 1.313, na Marambaia. No local, serão feitos até 200 testes por dia. O atendimento vai de 9h ao meio-dia.

Os centros de testagem rápida foram abertos pela prefeitura em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Fibra, Unifamaz e Faculdade Cosmopolita.

Além disso, o serviço continua disponível em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos os dias da semana, funcionando 24 horas. Também há outras duas unidades, na Sacramenta e na Marambaia, que não são 24 horas, mas que funcionam com atendimento exclusivo para as pessoas que precisam se testar.

Controle

A testagem é destinada à detecção qualitativa de antígenos do novo coronavírus, causador da covid-19, em amostras de nasofaringe de pacientes com suspeita da doença. São priorizadas as testagens àqueles que apresentarem qualquer tipo de sintoma sugestivo de infecção.

Pessoas assintomáticas, que tiveram contato direto com casos confirmados de covid-19, devem permanecer em observação e reforçar as medidas de distanciamento social e o uso de máscara em todos os ambientes.

Após a confirmação de um caso de covid-19, segundo a Sesma, deve ser iniciado imediatamente o isolamento social, que só deve ser suspenso após dez dias da data de início dos sintomas, desde que o paciente permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há, pelo menos, 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento 24h:

UBS do Jurunas: rua Fernando Guilhon, s/n, entre Passagem Jacob e Trav. Monte Alegre;

UBS do Bengui I: rua Benfica, esquina com São Pedro, s/n;

UBS do Tapanã: rua São Clemente, s/n;

UBS de Icoaraci: rua Manoel Barata, 840, entre Itaboraí e São Roque, próximo ao colégio Madre Celeste;

UBS do Carananduba (Mosqueiro): praça do Carananduba, s/n, entre avenida Beira Mar e rua Santo Antônio;

UBS da Baía do Sol (Mosqueiro): avenida Beira Mar, s/n, próximo ao mercado da Baía do Sol.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento das 8h às 18h:

Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta: avenida Senador Lemos, esquina com avenida Doutor Freitas;

Unidade Municipal da Marambaia: avenida Augusto Montenegro, s/n.

Unidades Básicas de Saúde (UBS), com funcionamento 24h, que seguem atendendo todas as linhas de cuidado, incluindo os casos de síndrome gripal e ou casos leves e moderados da covid-19:

Unidade Municipal de Saúde de Outeiro: rua Manoel Barata, 2373-2397, São João do Outeiro;

Unidade Municipal de Saúde de Cotijuba: rua Manoel Barata, s/n.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui