Cemitério da Soledade recebe pela primeira vez uma reforma integral

“Pela primeira vez o Cemitério da Soledade receberá uma reforma integral, do muro ao pórtico, incluindo a capela, o caminho central e a iluminação. Vamos devolver à cidade um espaço importante para discutirmos a história de Belém”. Quem afirma é o Presidente da Fumbel, Michel Pinho, sobre o serviço de restauro que passará o espaço, fundado em 1850 e tombado como patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano de 1964, para evitar a sua destruição.

As atividades de sepultamento do primeiro cemitério da Soledade, localizado no bairro da Batista Campos, foram encerradas no final do século XIX e desde março passado foi interditado pela Defesa Civil, por causa de problemas estruturais no pórtico. 

Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Belém e a Secretaria de Cultura do Pará (Secult) assinaram um cordo de cooperação técnica visando o restauro e a requalificação do Cemitério da Soledade. “A possibilidade de devolver à sociedade um espaço tão importante como o Cemitério da Soledade, mostra que tanto a prefeitura de Belém como o Governo do Estado têm como meta a preservação da nossa história e memória”, celebra o presidente da Fumbel. 

Segundo ele, serão investidos R$ 15 milhões na restauração do espaço, que será transformado em Parque Cemitério. O projeto está em fase de planejamento e durar cerca de 120 dias. Após esse período, serão iniciadas as obras, com previsão de 12 meses para a conclusão . 

Além do restauro, o espaço passará por um processo de requalificação, o que significa dizer que receberá novos significados e usos. Como parque público, com placas explicativas e caminhos educativos, o cemitério será mais um ponto de lazer e turismo na cidade. Com arquitetura inspirada no estilo romântico dos cemitérios europeus, a arte cemiterial ali presente é reflexo direto do poder econômico da capital durante o Ciclo da Borracha e uma rica fonte de nosso patrimônio e memória. 

Leia mais em:

http://agenciabelem.com.br/Noticia/220700/prefeitura-de-belem-e-governo-do-estado-assinam-termo-para-a-recuperacao-do-cemiterio-da-soledade

http://agenciabelem.com.br/Noticia/219239/defesa-civil-de-belem-interdita-cemiterio-da-soledade