Um atendimento mais humanizado, com acolhimento, respeito e assistência integral. Esse é o compromisso da atual gestão da Casa do Idoso, gerenciada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Com o novo Regimento Interno de Humanização, em vigor desde a última sexta-feira, 6, fica consolidada na unidade uma série de diretrizes, que prezam pela melhoria do atendimento ao usuário.
A gerente da Casa do Idoso, Sidia Redig, informa que o Regimento Interno de Humanização é uma conquista tanto para o público quanto para os servidores. “São diretrizes que garantem atendimento integral e mais resolutivo. Os trabalhadores da saúde, por sua vez, receberão mais qualificação para colocar em prática essa forma de cuidar e acolher”, explica.
Gestão democrática
O regimento tem como base a Política Nacional de Humanização, também conhecida como Humaniza SUS, que preconiza a inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho nas unidades públicas de saúde. É a primeira vez que a Casa do Idoso passa a contar com um regimento próprio nesse sentido.
A assistente social Margarete Furtado reforça que o regimento chega com esse objetivo de fortalecer a tríade: gestão, servidor e pessoa idosa, para proporcionar melhor atendimento e também qualificação aos trabalhadores. “Assim estaremos em constante debate sobre a melhoria do serviço. Lembrando que essa política se efetiva nesta gestão, embora ela já existisse oficialmente. Assumimos esse compromisso por meio da nossa Referência Técnica de Humanização”, asseverou.