Cartaz do Círio de Nazaré 2018

O cartaz do Círio de Nazaré 2018, como já tradicional, tem como inspiração o tema do Círio: "Uma jovem chamada Maria"

As borboletas

Presentes nas laterais do Cartaz, sinalizam a transformação de Maria jovem em Maria mulher, mãe. A Virgem Maria era uma moça judia, que esperava com todo o coração a redenção do seu povo. Mas naquele coração de jovem filha de Israel havia um segredo que ela mesma ainda não conhecia: no desígnio do amor de Deus estava destinada a tornar-se a Mãe do Redentor.

O lírio é Maria

No hino mais cantado e mais emocionante em homenagem à  Virgem de Nazaré, dizemos: “Vós sois o lírio mimoso, do mais suave perfume…”. Maria é reconhecida como “O Lírio Branco da Trindade”, pois participou mais do que ninguém das virtudes divinas, as quais jamais manchou com menor resquício de pecado.

As rosas

As rosas ao redor da Imagem Peregrina representam todos nós que em torno dela vivemos e com ela nos unimos. Maria é a Mãe da Igreja! Em torno dela nos reunimos como filhos.

Silhueta da Catedral

A silhueta estilizada da Catedral de Belém (em amarelo) lembra o encontro de Maria com seus fiéis.

Rodapé do Cartaz

São as ondas marrons representando as águas dos nossos rios que identificam nossa origem, proporcionando vida e movimento. Os rios representam, ainda, o caminho por onde passa o cortejo de fé, na Romaria Fluvial.

O lançamento

A solenidade do lançamento  oficial do cartaz do Círio deste ano – um dos maiores ícones da Festa –  iniciou  na Basílica de Nazaré,  com a presença de centenas de pessoas que a  lotaram para acompanhar a missa presidida pelo arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que fazia aniversário e assistir a descida do Glória, da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré.

Após a missa, já na Praça Santuário lotada , com a presença de autoridades civis e eclesiásticas além do público de devotos, aconteceu o aguardado lançamento.

Para Dom Alberto Taveira, o lançamento do cartaz é resultado de dedicação e amor dos cristãos pelo Círio. “O cartaz é um instrumento de comunicação e expressa o tema ‘Uma jovem chamada Maria’, que escolhemos para o ano”.

O Reitor da Basílica Santuário de Nazaré e Presidente da Diretoria do Círio, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, ressaltou a importância da peça de evangelização: “O cartaz alusivo a 226ª edição do Círio de Nazaré da grande festa que homenageia a Rainha da Amazônia, é também um meio de evangelização, seguindo o preceito principal do Círio como momento especial de levar a Palavra de Deus aos irmãos”

Segundo  Cláudio Acatauassú, coordenador da Festa de Nazaré 2018, o cartaz do Círio é considerado um importante instrumento de evangelização, pois a sua exposição em milhares de lares, sinaliza a devoção à Nossa Senhora, além de que expor o cartaz na porta das casas é uma das tradições mais antigas e conhecidas da nossa grande festa.

Após o lançamento, foram distribuídos exemplares do cartaz para todos os presentes. O cartaz também poderá ser adquirido na loja do Lírio Mimoso.

A arte do cartaz foi produzida pela Mendes Comunicação. A bela foto é do fotógrafo convidado Helly Pamplona: “Fiquei muito feliz em ser escolhido para participar desse momento. O mais importante é a fé, é ela que nos move, independentemente da religião”, disse ele, que é evangélico.